Percepção das famílias sobre os obstáculos e dificuldades do lazer familiar durante o confinamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2023.42.11

Palavras-chave:

papel da familia, lazer, ambiente familiar, entretenimento, confinamento

Resumo

O lazer familiar, entendido como tempo de lazer não obrigatório no quadro das relações intra-familiares, é reconhecido pelos benefícios que traz ao desenvolvimento sócio-educativo e emocional. A investigação sobre o lazer começou no campo do trabalho e da
sociologia, embora a abordagem educacional se tenha tornado cada vez mais importante.
Embora a investigação anterior já tivesse apontado as dificuldades do lazer, as circunstânciasm únicas do confinamento abrem novas questões sobre este assunto. O objectivo deste estudo era descobrir os obstáculos e dificuldades que as famílias sentiam no seu tempo de lazer familiar durante o confinamento e a influência do número de crianças e membros da família e a sua situação laboral. A amostra consistiu em 763 pais ou mães de famílias a viver em Espanha que
preencheram um questionário online incluindo 13 itens respondidos numa escala Likert de 1 a 5 graus. Foi realizada uma análise descritiva e inferencial utilizando os testes Anova de um factor e o teste de comparações múltiplas de Bonferroni. As obrigações profissionais e domésticas, juntamente com a repetição de actividades e conflitos familiares, são identificados
como os obstáculos e dificuldades, respectivamente, mais presentes no lazer familiar durante o tempo de confinamento. Tanto para os obstáculos como para as dificuldades, o significado estatístico encontra-se no número de filhos e de membros da família no agregado familiar, no entanto, o estatuto profissional dos pais não é significativo com dificuldades. É evidente a necessidade de estabelecer novas políticas familiares para períodos de confinamento juntamente com o apoio e aconselhamento de instituições como escolas ou empresas para as
ajudar a lidar melhor com a situação de equilíbrio trabalho-vida é evidente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

José Santiago Álvarez Muñoz , Universidad de Murcia

Graduado en Educación Infantil y Primaria y Doctor en Educación por la Universidad de Murcia. En la actualidad es Maestro de Educación Primaria de la Consejería de Educación de la Región de Murcia, así como profesor asociado del Departamento de Métodos de investigación y Diagnóstico en Educación. Sus líneas de investigación son la educación emocional, las nuevas metodologías, los deberes escolares, las didácticas innovadoras o el contexto familiar. Miembro del grupo de investigación “Compartimos Educación”.

Mª Ángeles Hernández Prados , Universidad de Murcia

Licenciada y doctora en Pedagogía, profesora Titular de la Universidad de Murcia, imparte docencia en el Departamento de Teoría e Historia de la Educación y desarrolla las siguientes líneas de investigación: educación para la ciudadanía y mejora de la convivencia escolar, educación en valores en el contexto familiar y perspectiva ético-moral de la sociedad de la información, así como la relación entre familia y centros escolares. Miembro del grupo de investigación “Educación en Valores” y colaboradora del grupo de investigación “Compartimos Educación”.

Maria Luisa Belmonte , Universidad de Murcia

Pedagoga Doctora en Investigación e Innovación en Educación Infantil y Educación Primaria. Profesora Ayudante Doctora del Departamento Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación, de la Facultad de Educación en la Universidad de Murcia. Entre sus líneas de investigación prioritarias, en la actualidad destacan fundamentalmente la planificación, aprendizaje y evaluación de competencias, la gamificación educativa, la relación familia-escuela y la discapacidad intelectual. Miembro del grupo de investigación “Compartimos Educación”.

Referências

Alon, T.M., Doepke, M., Olmstead-Rumsey, J., & Tertilt, M. (2020). The impact of COVID-19 on gender equality. National Bureau of economic research, 26947, 1-37. https://doi.org/10.3386/w26947

Álvarez-Muñoz, J.S. (2020). El ocio y la satisfacción familiar en la población adolescentes de la Región de Murcia. Tesis doctoral inédita. Universidad de Murcia.

Álvarez-Muñoz, J.S., & Hernández-Prados, M.A. (2022). El desarrollo de las capacidades desde el ocio familiar. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 25(1), 35-48. https://doi.org/10.6018/reifop.502551

Ascanio-Velasco, L., & Ferro-García, R. (2018). Combinando la terapia de aceptación y compromiso con la terapia de interacción padres-hijos en un niño con graves problemas de conducta. Revista de Psicología Clínica con Niños y Adolescentes, 5(1), 57-62. http://193.147.134.18/bitstream/11000/4480/1/8-17-12.pdf

Balluerka, N., Gómez Benito, J., Hidalgo Montesinos, M.D., Gorotiaga Manterola, A., Espada Sánchez, J.P., Padilla García, J.L., & Santed Germán, M.Á. (2020). Las consecuencias psicológicas de la COVID-19 y el confinamiento. Servicio de Publicaciones de la Universidad del País Vasco.

Behar-Zusman, V., Chavez, J.V., & Gattamorta, K. (2020). Developing a measure of the impact of COVID-19 social distancing on household conflict and cohesion. Family process, 59(3), 1045-1059. https://doi.org/10.1111/famp.12579b

Belmonte, M.L., Álvarez-Muñoz, J.S., & Hernández Prados, M.Á. (2021). Beneficios del ocio familiar durante el confinamiento. Psicoperspectivas, 20(3), 67-79. http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-vol20-issue3-fulltext-2364

Belmonte M.L., Álvarez-Muñoz J.S., & Hernández-Prados M.Á. (2022). Rendimiento académico percibido en función de la ocupación laboral de los padres. Revista Complutense de Educación, 33(2), 279-287. https://doi.org/10.5209/rced.74104

Belmonte, M.L., & Bernárdez, A. (2020). Respuesta social al estado de aislamiento por coronavirus, percepciones sobre educación. Revista Conhecimento Online, 3, 30-49. https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.2326

Belmonte, M.L., & García-Sanz, M.P. (2022). Crisálidas entre mariposas. Evaluando concepciones sobre discapacidad intelectual. Revista Universidad y Sociedad, 14(S1), 123-133. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/2653/2567

Berasategi, N., Idoiaga Mondragón, N., Dosil Santamaría, M., Eiguren Munitis, A., Pikatza Gorrotxategi, N., & Ozamiz Echevarria, N. (2020). Las voces de los niños y de las niñas en situación de confinamiento por el COVID-19. Servicio de Publicaciones de la Universidad del País Vasco.

Cifuentes-Faura, J. (2020). Consecuencias en los niños del cierre de escuelas por COVID–19: el papel del gobierno, profesores y padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 1-12. http://www.rinace.net/riejs/numeros/vol9_num3e_eng.html

Cívico Ariza, A., Cuevas Monzonís, N., Colomo Magaña, E., & Gabarda Méndez, V. (2021). Jóvenes y uso problemático de las tecnologías durante la pandemia: una preocupación familiar. Hachetetepé. Revista científica de educación y comunicación, (22), 1204-1204. https://doi.org/10.25267/Hachetetepe.2021.i22.1204

Cohen, J. (1988). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. 2.ª ed. Academic Press.

De-Juanas, Á., García-Castilla, F.J., & Rodríguez-Bravo, A.E. (2018). Prácticas de ocio de los jóvenes vulnerables: Implicaciones educativas. En A. Madariaga y A. Ponce de León (Eds.), Ocio y participación social en entornos comunitarios (pp. 39-49). Universidad de La Rioja

Elisondo, R.C., Melgar, M.F., Chesta, R.C., & Siracusa, M. (2020). Prácticas creativas en contextos educativos desiguales. Un estudio con docentes argentinos en tiempos de COVID-19. Diálogos sobre educación, (22). https://doi.org/10.32870/dse.v0i22.873

Farré, L., Fawaz, Y., González, L., & Graves, J. (2020). How the COVID-19 lockdown affected gender inequality in paid and unpaid work in Spain. IZA Discussion Paper, 13434, 1-39. https://ssrn.com/abstract=3643198

Fernandes, C.S., Magalhães, B., Silva, S., & Edra, B. (2020). Perception of family functionality during social confinement by Coronavirus Disease 2019. Journal of Nursing and Health, 10(4), 1-14. https://doi.org/10.15210/jonah.v10i4.19773

Florez-Vaquiro, N., & Contreras, M.L. (2018). Hogares rurales y estrategias familiares de vida en México. Revista Latinoamericana de Población, 12(23), 109-147. https://doi.org/10.31406/n23a6

García-Sanz M.P., Belmonte, M.L., & Galián, B. (2022). Barreras invisibles: validación de un instrumento para valorar la actitud hacia las personas con discapacidad intelectual. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 20(1), 151-176. https://ojs.ual.es/ojs/index.php/EJREP/article/view/4761/6451

González, M.J., & Cuenca Piqueras, C. (2020). Pandemia sanitaria y doméstica. El reparto de las tareas del hogar en tiempos del COVID-19. Revista de ciencias sociales, 26(4), 28-34. https://doi.org/10.31876/rcs.v26i4.34644

Guizardi, M. (2020). El cuidadómetro fronterizo: Sobrecarga femenina y estrategias de movilidad en la Triple Frontera del Paraná. Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology, 17. https://doi.org/10.1590/1809-43412020v17d700

Harrington, M. (2014). Practices and meaning of purposive family leisure among workingand middle-class families. Leisure Studies, 34(3), 471-486. https://doi.org/10.1080/02614367.2014.938767

Hart, J.L., Turnbull, A.E., Oppenheim, I.M., & Courtright, K.R. (2020). Family-centered care during the COVID-19. Journal of pain and symptom management, 60(2), e93-e97. https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2020.04.017

Hernández-Prados, M.Á., & Álvarez-Muñoz, J.S. (2019). Family leisure and academic achievement. Perception of the families. Italian journal of educational research, (23), 86-105. ojs.pensamultimedia.it/index.php/sird/article/view/3685

Hernández-Prados, M.Á., & Álvarez-Muñoz, J.S. (2020). Una mirada socioeducativa al ocio cultural. RES: Revista de Educación Social, (31), 101-121. https://eduso.net/res/revista/31/el-tema-revisiones/una-mirada-socioeducativa-al-ocio-cultural

Hernández-Prados, M.Á., Álvarez-Muñoz, J.S., & Belmonte, M.L. (2022). Ocio familiar en tiempos de confinamiento: construcción y validación de un instrumento. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 20(2), 4, 1-21. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.20.2.4792

Hodge, C.J., Chandler, K.D., Melton, K.K., Hoke, K.L., & Blodgett, J. (2022). Real-time, passive measurement of communication during family leisure: An exploratory study of wearable sociometric badges. Journal of Leisure Research, 53(1), 132-138. https://doi.org/10.1080/00222216.2020.1795013

Hortigüela-Alcalá, D., Pérez-Pueyo, Á., López-Aguado, M., Manso-Ayuso, J., & Fernández-Río, J. (2020). Familias y Docentes: Garantes del Aprendizaje durante el Confinamiento. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 353-370. https://revistas.uam.es/riejs/article/view/riejs2020_9_3_019

Jenq, S.N., & Chen, M.R. (2021) Research on Leisure Needs, Leisure Participation and Leisure Obstacles of Family Caregivers with Intellectual Disabilities. Open Access Library Journal, 8, e7033. https://doi.org/10.4236/oalib.1107033

López, L., & Rodó, X. (2020). The end of social confinement and COVID-19 re-emergence risk. Nature Human Behaviour, 4(7), 746-755. https://doi.org/10.1038/s41562-020-0908-8

Lozano, S., Robles Galeas, R., & Lozano Chaguay, L.A. (2020). Desempleo en tiempos de covid-19: efectos socioeconómicos en el entorno familiar. Journal of Science and Research: Revista Ciencia e Investigación, 5(4), 187-197. https://doi.org/10.5281/zenodo.4110531

Martínez García, R., Valenzuela, Á.L., & Varela Crespo, L. (2018). El impacto de la crisis en la conciliación de los tiempos cotidianos: Análisis de las familias del alumnado de Educación Primaria en Galicia. Sociología, problemas e práticas,(87), 29-44. https://journals.openedition.org/spp/4383

Martínez-Pampliega, A., Ugarte, I., Merino, L., & Herrero-Fernández, D. (2019). Conciliación familia-trabajo y sintomatología externalizante de los hijos e hijas: papel mediador del clima familiar. Revista iberoamericana de psicologia y salud, 10(1), 27-36. https://doi.org/10.23923/j.rips.2018.02.023

Mirete, A.B., Belmonte, M.L., Mirete, L., & García-Sanz, M.P. (2022). Predictors of attitudes about people with intellectual disabilities: empathy for a change towards inclusion. International Journal of Developmental Disabilities, 68(5), 615-623. https://doi.org/10.1080/20473869.2020.1851122

Moreno, J.L., & Molins, L. (2020). Educación y COVID-19: Colaboración de las familias y tareas escolares. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3). https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12182

Orte, M.C., Ballester Brage, L., & Nevot-Caldentey, L. (2020). Child-juvenile risks during confinement due to COVID-19: review of family prevention measures in Spain. Revista Latina de Comunicación Social, (78), 205-235. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1475

Prime, H., Wade, M., & Browne, D.T. (2020). Risk and resilience in family well-being during the COVID-19 pandemic.American Psychologist, 75(5), 631-643. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000660

Quispe, L. (2020). Breves reflexiones, retos y apuestas sobre la academia, el sistema educativo y el COVID-19. Redes de Extensión, (7), 75-78. http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/redes/article/view/9182

Reluz-Barturén, F., & Palacios-Alva, C. (2021). Salud familiar en contexto COVID-19 y prevención desde la educación emocional. Análisis bibliográfico-documental Latinoamericano. Medicina Naturalista, 15(1), 54–61. http://www.medicinanaturista.org/content/view/16/35/

Robles, A.L., Junco, J.E., & Martínez-Pérez, V.M. (2021). Conflictos familiares y económicos en universitarios en confinamiento social por COVID-19. CuidArte, 10(19), 1-15. http://dx.doi.org/10.22201/fesi.23958979e.2021.10.19.78045

Rudolph, C.W., & Zacher, H. (2021). Family demands and satisfaction with family life during the COVID-19 pandemic. Couple and Family Psychology: Research and Practice, 10(4), 249–259. https://doi.org/10.1037/cfp0000170

Santillán, W. (2020). El teletrabajo en el COVID-19. CienciAmérica: Revista de divulgación científica de la Universidad Tecnológica Indoamérica, 9(2), 65-76. https://doi.org/10.33210/ca.v9i2.289

Schwab, K.A., & Dustin, D.L. (2015). Towards a model of optimal family leisure. Annals of Leisure Research, 18(2), 180-204. https://doi.org/:10.1080/11745398.2015.1007881

Siegel, S. (1991). Estadísticos no paramétricos aplicada a las ciencias de la conducta. Editorial Trillas.

Townsend, J.A., Van Puymbroeck, M., & Zabriskie, R.B. (2017). The core and balance model of family leisure functioning: A systematic review. Leisure Sciences, 39(5), 436-456. https://doi.org/10.1080/01490400.2017.1333057

Varela, A., Fraguela-Vale, R., & López-Gómez, S. (2021). Juego y tareas escolares: el papel de la escuela y la familia en tiempos de confinamiento por la COVID-19. Estudios sobre Educación, 41, 1-21. https://doi.org/10.15581/004.41.001

Vázquez, M.A., Bonilla, W.T., & Acosta, L.Y. (2020). La educación fuera de la escuela en época de pandemia por Covid 19. Experiencias de alumnos y padres de familia. Revista Electrónica Sobre Cuerpos Académicos y Grupos de Investigación, 7(14), 111-134. https://cagi.org.mx/index.php/CAGI/article/view/213

Velásquez, A.A. (2020). Recursividad educativa en tiempos de COVID-19 en Venezuela. RAC: Revista Angolana de Ciências, 2(2), e020204-e020204. http://publicacoes.scientia.co.ao/ojs2/index.php/rac/article/view/81

Venegas, C.E., & Leyva, A.C. (2020). La fatiga y la carga mental en los teletrabajadores: a propósito del distanciamiento social. Revista Española de salud pública, 94(1), 1-17. https://medes.com/publication/154948

Villareal-Zegarra, D., & Paz-Jesús, Á. (2017). Cohesión, adaptabilidad y composición familiar en adolescentes del Callao, Perú. Propósitos y representaciones, 5(2), 21-64. https://doi.org/10.20511/pyr2017.v5n2.158

Vovk, I., & Vovk, Y. (2017). Development of family leisure activities in the hotel and restaurant businesses: Psychological and pedagogical aspects of animation activity. Economics, Management and Sustainability, 2(1), 67-75. https://doi.org/10.14254/jems.2017.2-1.6

Publicado

2023-01-16