Instrumentos psicoeducacionais de intervenção na Pedagogia Social: validação de criterio do teste situacional de desenvolvimento de competências socioemocionais de jovens (DCSE-J)
DOI:
https://doi.org/10.7179/PSRI_2021.37.03Palavras-chave:
teste situacional, habilidades socioemocionais, jovens, validação de critério, instrumento psicoeducacionalResumo
As competências socioemocionais são fundamentais para o desenvolvimento psicológico, social e acadêmico dos jovens e são fundamentais para os jovens que se encontram em contextos de alta vulnerabilidade. Por esse motivo, é importante que as intervenções socioeducativas realizadas pela Pedagogia Social com esses jovens os levem em consideração, porém, não existem instrumentos diagnósticos copy-left nesta área. Este estudo apresenta a validação de critério do teste de situação Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de Jovens (DCSE-J), um instrumento copy-left para meninos e meninas entre 12 e 18 anos adaptado para que possa ser respondido independentemente de residirem com suas famílias ou em centros de protecção. Foi solicitado que 409 alunos da educação secundária respondessem à prova e identificassem seus colegas que realizaram comportamentos indicativos de competência. Os resultados corroboraram que os alunos mais indicados pelos pares também pontuaram mais na prova. Da mesma forma, observou-se que as meninas foram mais indicadas e obtiveram maiores escores no teste. Os resultados também indicaram a natureza multidimensional dos itens do teste e a inter-relação multinível de competências, de modo que o domínio das competências mais complexas requer o domínio de outras mais básicas. Os resultados demonstram a validade de critério do teste e apontam que o Teste DCSE-J é um instrumento de avaliação psicoeducacional válido para medir as competências socioemocionais de jovens, o que, por sua vez, permite uma intervenção pedagógica específica para trabalhar as competências socioemocionais específicas do grupo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Derechos de reproducción y archivo
La versión publicada de los artículos podrá ser autoarchivada por sus autores en repositorios institucionales y temáticos de acceso abierto. No obstante la reutilización total o parcial de los mismos en nuevos trabajos o publicaciones deberá ser autorizada por Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria.
Los trabajos publicados deberán ser citados incluyendo el título de la Revista, Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, nº, páginas y año de publicación.
Responsabilidades éticas
Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria no acepta material publicado anteriormente en otros documentos. Los/as autores/as son responsables de obtener los permisos oportunos para reproducir parcialmente material de otras publicaciones y citar correctamente su procedencia. Estos permisos deben solicitarse tanto al autor/a como a la editorial que ha publicado dicho material.
Es obligación de Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria detectar y denunciar prácticas fraudulentas.
En la lista de autores/as firmantes deben figurar únicamente aquellas personas que han contribuido intelectualmente al desarrollo del trabajo.
La revista espera que los/as autores/as declaren cualquier asociación comercial que pueda suponer un conflicto de intereses en conexión con el artículo remitido.
Los autores deben mencionar en el manuscrito, preferentemente en el apartado del método, que los procedimientos utilizados en los muestreos y controles han sido realizados tras la obtención de consentimiento informado.
La revista no utilizará ninguno de los trabajos recibidos con otro fin que no sea el de los objetivos descritos en estas normas.
Aviso de derechos de autor/a
© Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria. Los originales publicados en las ediciones impresa y electrónica de esta Revista son propiedad del Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, siendo necesario citar la procedencia en cualquier reproducción parcial o total.
Salvo indicación contraria, todos los contenidos de la edición electrónica se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución “Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 3.0 España” (CC-by-nc). Puede consultar desde aquí la versión informativa y el texto legal de la licencia. Esta circunstancia ha de hacerse constar expresamente de esta forma cuando sea necesario.


