Inteligência emocional, resiliência e satisfação com a vida na arbitragem desportiva

Autores

  • Helena Merino-Prados University of Jaén (Spain)
  • David Molero Universidad de Jaén (España) http://orcid.org/0000-0002-0392-4351
  • Óscar Gavín-Chocano Universidad de Jaén (España)

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v48.97455

Palavras-chave:

Arbitraje, deportes de equipo, inteligencia emocional, resiliencia, satisfacción vital

Resumo

A inteligência emocional, a resiliência e a satisfação com a vida da seleção andaluza de futebol e futsal são constructos fundamentais para a tomada de decisões durante uma partida esportiva, portanto, esta pesquisa analisou a existência de diferenças significativas dependendo das variáveis ​​sociodemográficas consideradas. A amostra foi composta por 96 homens e mulheres pertencentes ao comitê de arbitragem da Real Federação Espanhola de Futebol (futebol e futsal). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Inteligência Emocional Wong Law (WLEIS-S), Escala de Resiliência (RS-14) e Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Encontramos correlações significativas entre todas as dimensões dos instrumentos utilizados. Diferenças significativas com base no gênero também foram encontradas em algumas dimensões da inteligência emocional e satisfação com a vida; e em algumas dimensões da inteligência emocional dependendo da especialidade da arbitragem. Entre as conclusões destacamos a necessidade de treinar o coletivo na inteligência emocional, principalmente na regulação emocional, para melhorar o desenvolvimento de suas funções.

Palavras-chave: árbitro, esportes coletivos, inteligência emocional, resiliência, satisfação com a vida.

Biografias Autor

Helena Merino-Prados , University of Jaén (Spain)

Universidad, facultad y departamento (o afiliación institucional): Universidad de Jaén, Facultad Humanidades y CCEE, Departamento de Pedagogía.

Dirección postal completa: Universidad de Jaén. Campus Lagunillas, s/n. 23071 Jaén (España).

Teléfono: (+34) 953 213436

Correo-e: hmp00002@red.ujaen.es

David Molero , Universidad de Jaén (España)

Profesor Titular de Universidad (Ph D) Universidad de Jaén (España) Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación Departamento de Pedagogía, área MIDE   Tenured Professor in Research Methods in Education (Ph D) University of Jaén (Spain). Department of Pedagogy, University of Jaén. Research Methods and Diagnostics in Education

Óscar Gavín-Chocano , Universidad de Jaén (España)

Doctor (Ph D). Profesor en el Departamento de Pedagogía de la Universidad de Jaén. 

Acreditado como Profesor Contratado Doctor.

Universidad, facultad y departamento (o afiliación institucional): Universidad de Jaén, Facultad Humanidades y CCEE, Departamento de Pedagogía. Dirección postal completa: Universidad de Jaén. Campus Lagunillas, s/n. 23071 Jaén (España).

Teléfono: (+34) 953 212676

Correo-e: ogavin@ujaen.es

Referências

Aguilar-Maldonado, S. L., Gallegos-Cari, A., & Muñoz-Sánchez, S. (2019). Análisis de componentes y definición del con-cepto resiliencia: una revisión narrativa. Revista de Investigación Psicológica, 22, 77-100.

Álava, S. (2019). El cerebro en el deporte: cómo mejorar el rendimiento a través del entrenamiento en regulación emocio-nal. Revista de Nutrición Práctica, 23, 22-23.

Aquino, N., & Gavala, J. (2020). Psychological well-being and perceived life satisfaction, physical activity and sport and people mature adult and the elderly. Sociología Del Deporte, 1(2), 49-59. https://doi.org/10.46661/socioldeporte.4698

Arbinaga, F., Fernández-Ozcorta, E. J., Herrera-Macías, P. P., & Vela-Calderón, D. (2019). Síndrome de burnout y resi-liencia en árbitros de fútbol y baloncesto. Revista de Psicología del Deporte, 28(2), 23-32.

Arrabal, E. M. (2018). Inteligencia emocional. Madrid: Editorial Elearning, SL.

Ato, M., López, J. J., & Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, 29(3), 1038-1059. http://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511

Bar-On, R. (1997). The Emotional Quotient Inventory (EQ-i). A test of Emotional Intelligence. Toronto: Multi-Health Sys-tems.

Becoña, E. (2006). Resiliencia: definición, características y utilidad del concepto. Revista de Psicopatología y Psicología Clínica, 11(3), 125-146. https://doi.org/10.5944/

Biswas-Diener, R. (2022). Wellbeing research needs more cultural approaches. International Journal of Wellbeing, 12(4), 20-26. https://doi.org/10.5502/ijw.v12i4.1965

Borrueco, M., Alcaraz, S., Ramis., & Cruz, J. (2019). No es solo pitar: Diseño e implementación de un taller de formación para árbitros y jueces de deporte escolar. Revista de Psicología Aplicada al Deporte y al Ejercicio Físico, 4(2). https://doi.org/10.5093/

Brackett, M. A., Rivers, S. E., Reyes, M. R., & Salovey, P. (2012). Enhancing academic performance and social and emo-tional competence with the RULER feeling words curriculum. Learning and Individual Differences, 22(2), 218-224. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2010.10.002

Brandão, R., Serpa, S., Krebs, R., Araujo, D., & Machado, A. (2011). El significado de arbitrar: percepción de jueces de fútbol profesional. Revista de Psicología del Deporte, 20(2), 275-286.

Cañero, M., Mónaco, E., & Montoya, I. (2019). La inteligencia emocional y la empatía como factores predictores del bie-nestar subjetivo en estudiantes universitarios. EJIHPE: European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 9(1), 19-29. https://doi.org/10.30552/ejihpe.v9i1.313

Cardoso-Mendes, S. M., Travassos, B., & Oliveira, E. P. (2020). Desenvolvimento de carreiras e perceção de fatores para a excelência do árbitro de futebol em Portugal (Desarrollo profesional y percepción de factores a la excelencia del árbitro de fútbol en Portugal). Retos, 37, 694-701. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74350

Castillo-Gualda, R., García, V., Pena, M., Galán, A., & Brackett, M. A. (2017). Resultados preliminares del método RU-LER en la inteligencia emocional y el compromiso laboral de profesores Españoles. Electronic Journal of Research in Educa-tion Psychology, 15(43), 641-664. https://doi.org/10.25115/ejrep.43.17068

Cevallos-Mendoza, J. C., Menéndez-Delgado, M. F., & Muñoz-Bowen, L. A. (2019). Psicoterapia y personalidad resiliente: Artículo de revisión bibliográfica. Revista Científica Arbitrada Multidisciplinaria PENTACIENCIAS, 1(2), 8-13.

Diener, E., Emmons, R., Larsen, R. J., & Griffin, S. (1985). The Satisfaction with Life Scale (SWLS). Journal of Personality Assessment, 49, 71-75. https://doi.org/10-1207/s15327752jpa4901_13

Domínguez, J. (2017). Educación Emocional para la resolución de conflictos en la escuela: Una aproximación desde la edu-cación social. Revista de Intervención psicoeducativa en la desadaptación social: IPSE-ds, 10, 11-22.

Estrada-Fernández, X., Priego-Ojeda, M., Ros-Morente, A., & Alsinet-Mora, C. (2022). Relación entre inteligencia emo-cional, burnout y percepción subjetiva de salud en árbitros españoles de futbol (Relationship between emotional intelli-gence, burnout and health perception in a sample of football Spanish referees). Retos, 44, 960-975. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91642

Extremera, N., Rey, L., & Sánchez-Álvarez, N. (2019). Validation of the Spanish version of the Wong Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS-S). Psicothema, 31(1), 94-100. https://doi.org/10.7334/psicothema2018.147

Fernández-Abascal, E. G., Rodríguez, B. G., Sánchez, M. P. J., Díaz, M. D. M., & Sánchez, F. J. D. (2010). Psicología de la emoción. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces.

Fernández-Berrocal, P., & Extremera, N. (2005). La Inteligencia Emocional y la educación de las emociones desde el Mode-lo de Mayer y Salovey. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19(3), 63-93.

Fernández-Berrocal, P., Ruiz-Aranda, D., Salguero, J. M., Palomera, R., & Extremera, N. (2018). The relationship of Botín Foundation’s Emotional Intelligence Test with personal and scholar adjustment of Spanish. Revista de Psicodidáctica, 23, 1-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.psicod.2017.07.001

Galdón-López, S., Zurita-Ortega, F., Ubago-Jiménez, J. L., & González-Valero, G. (2021). Importancia de la actividad física sobre la inteligencia emocional y diferencias de género (Impact of physical activity on emotional intelligence and sex differences). Retos, 42, 636-642. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86448

García-Martínez, I., Augusto-Landa J. M., Quijano-López, R., & León S. P. (2022) Self-Concept as a Mediator of the Rela-tion Between University Students’ Resilience and Academic Achievement. Front. Psychol., 12. https://doi.org/10.3389/

García, M., Olaya, P. A., Quintero, D. M., Rivera, D.A., & Ureña, Y. C. (2018). La gestión de las emociones, una necesi-dad en el contexto educativo y en la formación profesional. Revista espacios, 39(49).

García, Ó. (2020). La pedagogía del entrenamiento deportivo ¿Un concepto antiguo o anticuado? Revista Española de Educa-ción Física y Deportes, 431, 15-17. https://doi.org/10.55166/reefd.vi431.939

Gavín-Chocano, Ó., García-Martínez, I., Pérez-Navío, P., & Molero, D. (2022). Resilience as a mediating variable be-tween emotional intelligence and optimism-pessimism among university students in Spanish universities. Journal of Fur-ther and Higher Education. Published online: 25 Oct 2022. https://doi.org/10.1080/0309877X.2022.2133994

Gavín-Chocano, Ó., Molero, D., & García-Martínez, I. (2020). Relación entre Satisfacción Vital, Burnout e Inteligencia Emocional de profesionales de atención directa a personas con discapacidad intelectual. Electronic Journal of Research in Education Psychology, 18(52), 425-446. https://doi.org/10.25115/ejrep.v18i52.3080

Gavín-Chocano, O., Torres-Luque, V., Rodríguez-Fernández, R., & Molero, D. (2022). Relación entre Calidad de Vida y Satisfacción Vital a través de la Inteligencia Emocional de Personas con Discapacidad Intelectual. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación, 63(2), 43-58. https://doi.org/10.21865/RIDEP63.2.04

Gaxiola, J. C., Salcido, L. C., Frías, M., Figueroa, M., & Hurtado, M. F. (2011). Validación del inventario de resiliencia (IRES) en una muestra del noroeste de México. Enseñanza e Investigación en Psicología, 16(1), 73-83.

Gómez, O., & Calleja, N. (2016). Regulación emocional: definición, red nomológica y medición. Revista mexicana de investi-gación en psicología, 8(1), 96-117.

Gucciardi, D. F., Gordon, S., & Dimmock, J. (2009). Advancing mental toughness research and theory using personal construct psychology. International Review of Sport and Exercise Psychology, 2(1), 54-72. https://doi.org/10.1080/17509840802705938

Guerrero, C., Sosa-Correa, M., Zayas, A., & Guil, R. (2017). Regulación emocional en jóvenes deportistas ante situaciones adversas en competición. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 373-384. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n1.v2.950

Habelt, L., Kemmler, G., Defrancesco, M., Spanier, B., Henningsen, P., Halle, M., Sperner-Unterweger, B., & Hüfner, K. (2022). Why do we climb mountains? An exploration of features of behavioural addiction in mountaineering and the as-sociation with stress-related psychiatric disorders. European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, 1-9. https://doi.org/10.1007/s00406-022-01476-8

Hidalgo-Fuentes, S., Martínez-Álvarez, I., Tijeras-Iborra, A., & Sospedra-Baeza, M. J. (2022). Relación entre la inteligen-cia emocional y el apoyo social con el bienestar subjetivo: Un estudio transcultural España-Ecuador. Revista Psicología de la Salud, 10(1), 41-53. https://doi.org/10.21134/pssa.v10i1.800

Iglesias, C., & Moral, M. V. (2021). Rendimiento deportivo en atletas federados y su relación con autoestima, motivación e inteligencia emocional. Revista de Psicología Aplicada al Deporte y al Ejercicio Físico, 6(2), 1-13. https://doi.org/10.5093/rpadef2021a15

Jaenes, J. C., Bohórquez, R., Caracuel, J. C., & López, A. (2013). Estado emocional y situaciones de estrés en árbitros de baloncesto. Cuadernos de Psicología del Deporte, 12(2), 17-24. http://dx.doi.org/10.4321/S1578-84232012000200003

Kerby, D. S. (2014). The simple difference formula: An approach to teaching nonparametric correlation. Comprehensive Psychology, 3, 2165-2228. https://doi.org/10.2466/11.IT.3.1

Kim, D. K., & Kim, B. Y. (2021). The Effect of Emotional Intelligence on Job Satisfaction: A Case Study of SME Manage-ment Consultants in Korea. The Journal of Asian Finance, Economics and Business, 8(5), 1129-1138. https://doi.org/10.13106/

López-Cassá, E., Pérez-Escoda, N., & Alegre, A. (2018). Competencia emocional, satisfacción en contextos específicos y satisfacción con la vida en la adolescencia. Revista de Investigación Educativa, 36(1), 57-73. http://doi.org/10.6018/rie.36.1.273131

López-Gómez, I., Chaves, C., & Vázquez, C. (2020). Life satisfaction. The Wiley Encyclopedia of Personality and Individual Differences: Personality Processes and Individual Differences, 275-280. https://doi.org/10.1002/9781118970843.ch224

Marambio-Miranda, M., Núñez-Fernández, T., Ramírez-Guajardo, J., Ramírez-Eyraud, P., Palma-Leal, X.A., & Rodrí-guez-Rodríguez., F. (2020). Relación entre la actividad física escolar y extraescolar en estudiantes de escuelas públicas chilenas (Relationship between school and out of school physical activity in Chilean public school children). Retos, 37, 393-399. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.72851

Mayer, J. D., & Salovey, P. (1997). What is emotional intelligence? In P. Salovey & D. J. Sluyter (Eds.), Emotional develop-ment and emotional intelligence: Educational implications (pp. 3-34). New York: Basic Books.

Morán-Astorga, M. C., Finez-Silva, M. J., Menezes, E., Pérez-Lancho, M. C., Urchaga-Litago, J. D., & Vallejo-Pérez, G. (2019). Estrategias de afrontamiento que predicen mayor resiliencia. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4(1), 183-190. https://doi.org/10.17060/

Mosquera, A. L., Leal, J. C., & Montoya, J. N. (2021). El bienestar como práctica de alto rendimiento en la Orga-nización. Una mirada desde el modelo de Ryff. Revista ADGNOSIS, 10(10), 83-101. https://doi.org/10.21803/adgnosis.10.10.471

Mujica, F., Inostroza, C., & Orellana, N. (2018). Educar las Emociones con un Sentido Pedagógico: Un Aporte a la Justicia Social. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 7(2), 113-127. https://doi.org/10.15366/riejs2018.7.2.007

Niedermeier, M., Frühauf, A., & Kopp, M. (2022). Intention to Engage in Mountain Sport During the Summer Season in Climate Change Affected Environments. Frontiers, Public Health, 10, 828405. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.828405

Nogueira, D., Fontes, L., Gomes, A. R., & Resende, R. (2022). Referees’ Emotions and Performance Perception: The Importance of Stress and Cognitive Appraisal. Cuadernos de Psicología del Deporte, 22(2), 156-170. https://doi.org/10.6018/cpd.468751

Nurcahya, Y., Kusumah, W., Mulyana, D., & Kodrat, H. (2021). Analysis of Football Referee Satisfaction in Making Deci-sion Based on Experience Levels. Jurnal Pendidikan Jasmani dan Olahraga, 6(1), 110-114. https://doi.org/10.17509/jpjo.v6i1.30133

Pérez-González, J. C., Petrides, K. V., & Furnham, A. (2007). La medida de la inteligencia emocional rasgo. En J. M. Mes-tre-Navas y P. Fernández-Berrocal (Coord.), Manual de Inteligencia Emocional (pp. 81-97). Madrid: Pirámide.

Petrides, K. V., & Furnham, A. (2001). Trait emotional intelligence: Psychometric investigation with reference to estab-lished trait taxonomies. European Journal of Personality, 15, 425-448. http://doi.org/10.1002/per.416

Petrides, K. V., Furnham, A., & Martin, G. N. (2004). Estimates of emotional and psychometric intelligence: evidence for gender-based stereotypes. Journal of Social Psychology, 144, 149-162. https://doi.org/10.3200/SOCP.144.2.149-162

Prieto-Andreu, J. M., & Ramírez-Muñoz, A. (2021). Percepción de jugadores de fútbol jóvenes sobre el entorno deportivo (Young soccer players’ perception of the sports environment). Retos, 39, 267-270. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77014

Próchniak, P. (2022). Profiles of Wellbeing in Soft and Hard Mountain Hikers. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(12), 7429. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph19127429

Puigbó, J., Edo, S., Rovira, T., Limonero, J. T., & Fernández-Castro, J. (2019). Influencia de la inteligencia emocional percibida en el afrontamiento del estrés cotidiano. Ansiedad y Estrés, 25(1), 1-6. http://doi.org/10.1016/j.anyes.2019.01.003

R Core Team (2019). R: A Language and environment for statistical computing. (Version 3.6) [Computer software]. https://cran.r-project.org

Revelle, W. (2019). Psych: Procedures for Psychological, Psychometric, and Personality Research. [R package]. https://cran.r-project.org/package=psych

Rodrigo-Ruiz, D., Cejudo, J., & Pérez-González, J. C. (2019). Compendio y análisis de medidas de evaluación de la Inteli-gencia Emocional Capacidad. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 51(2), 99-115. https://doi.org/10.21865/RIDEP51.2.08

Ryff, C., & Singer, B. (2002). From social structure to biology. En C. Snyder y A. López (Eds.), Handbook of positive psy-chology (pp. 63-73). Oxford: University Press.

Sánchez-Ruiz, M. J., Hernández-Torrano, D., Pérez-González, J. C., Batey, M., & Petrides, K. V. (2011). The relationship between trait emotional intelligence and creativity across subject domains. Motivation and Emotion, 35(4), 461-473. https://doi.org/10.1007

Sánchez-Teruel, D., & Robles-Bello, M. A. (2015). Escala de resiliencia 14 ítems (RS-14): propiedades psicométricas de la versión en español. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica, 2(40), 103-113.

Santos, T. R., Bicalho, C. C. F., Monteiro, A. P., Brandão, M. R. F., & Alves, M. M. (2020). Burnout Inventory for Refer-ees (BIR): psychometric properties for Brazilian soccer referees. Revista de Educación Física, 32(1), e-3212. https://doi.org/10.4025/

Schnyder, U., & Hossner, E. (2016). Psychological issues in football officiating: An interview study with top-level referees. Current Issues in Sport Science, 1(4), 1-14. https://doi.org/10.15203/CISS_2016.004

Segado-Segado, F., Sánchez-Sáez, J. A., Maciá-Andreu, M. J., Sánchez-Sánchez, J., & Gallardo Guerrero, A. M. (2022). Diseño y validación de un cuestionario para conocer las principales barreras y beneficios percibidos en el arbitraje feme-nino en el fútbol (Design and validation of a questionnaire to identify the main barriers and perceived benefits of wo-men’s refereein). Retos, 43, 452-462. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89340

Tabibnia G. (2020). An affective neuroscience model of boosting resilience in adults. Neuroscience and Biobehavioral Re-views, 115, 321-350. https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2020.05.005

The Jamovi project (2020). Jamovi. (Version 1.2) [Computer Software]. www.jamovi.org

Trigueros, R., Aquilar, J. M., Álvarez, J., Cangas, A. J., & López, R. (2020). El efecto de la motivación sobre la resiliencia y la ansiedad del deportista. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 20(77), 73-86. https://doi.org/10.15366/rimcafd2020.77.005

Urra, B., Núñez, C., Oses, J., & Sarmiento, G. (2018). Variables psicológicas influyentes en el desempeño de árbitros FIFA: un estudio cualitativo. Revista de Psicología Aplicada al Deporte y al Ejercicio Físico, 3(2), 1-11. https://doi.org/10.5093/rpadef2018a13

Wagnild, G. M., & Young, H. M. (1993). Development and psychometric evaluation of the Resilience Scale. Journal of nursing measurement, 1(2), 165-178.

Westphal, M., & Bonanno, G. A. (2004). Emotion self-regulation. In M. Beauregard (Ed.), Consciousness, Emotional Self-Regulation and the Brain (pp.1-33). Montreal: The Guilford Press. http://dx.doi.org/10.1075/

WMA (2013 October). Declaration of Helsinki. Ethical Principles for Medical Research on Human Beings. 64th General Assembly, Fortaleza (Brazil). Retrieved from https://www.wma.net/wp-content/uploads/2016/11/DoH-Oct2013-JAMA.pdf

Wong, C. S., & Law, K. S. (2002). Wong and law emotional intelligence scale. The Leadership Quarterly.

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Merino-Prados, H., Molero, D., & Gavín-Chocano, Óscar . (2023). Inteligência emocional, resiliência e satisfação com a vida na arbitragem desportiva. Retos, 48, 749–760. https://doi.org/10.47197/retos.v48.97455

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.