Meninos e meninas, socialização e subjetivação política na Medellín da insurgência social

De ludo arte luctatorio y formas emergentes de actuación política de la infancia.

Autores

  • Juan Pablo Gonzalez Cano Universidad de Antioquia
  • Ronald Hoyos Góez Universidad de Antioquia
  • Estefania Perez Sánchez UCLA
  • William Moreno Gómez

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92033

Palavras-chave:

Fotografia, narrativas, subjetivação, socialização, participação, formação política, infância

Resumo

O objetivo deste trabalho é o reconhecimento das condições de existência do exercício político da infância por meio de registros discursivos sobre sua participação política. Simultaneamente mostrar uma das formas de trabalho formativo que implementamos no viveiro do grupo de pesquisa Práticas Corporais, Sociedade, Educação -Currículo- (PES). O artigo refere-se às práticas de ação política de e com crianças, aos discursos e narrativas que regulam, sustentam, condicionam ou condenam tal participação; ao que essas práticas provocam em nós. É auxiliado pela análise estética e bioetnográfica dos textos de referência, sejam eles políticas, fotografias, frases, fragmentos de notícias ou manifestos, crônicas ou vozes dos participantes da ação política de rua. Fornece elementos a considerar nos processos educativos corpo-políticos de meninos e meninas nas esferas institucional e não institucional, formal e não formal. Seus achados podem servir de referência problemática para o processo de configuração ou crítica desconstrutiva das políticas públicas curriculares socioeducativas que servem para a ressignificação da vida, da educação e das condições de manifestação de meninos e meninas na política.

Biografias Autor

Juan Pablo Gonzalez Cano , Universidad de Antioquia

Estudiante de la Universidad de Antioquia, pablo.gonzalez3@udea.edu.co

Estefania Perez Sánchez , UCLA

Estudiante de la Universidad Católica Luis Amigó de Medellín (UCLA),

William Moreno Gómez

William Moreno profesor de la Universidad de Antioquia, miembro del grupo PES (Prácticas Corporales, Sociedad Educación-Currículo-)

Referências

Águila Soto, C., & López Vargas, J. (2018). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física (Body, corporeity and education: a reflexive view from Physical Education). Retos, 35, 413-421.

Arias, Yari Nicolás (2020). Cuando el movimiento estudiantil se disputa el sentido. Foto-etnografía en un ejercicio de comunicación en época de paro. Universidad Distrital Francisco José de Caldas Facultad de Ciencias y Educación, Tesis de maestría en Comunicación-educación Línea Comunicación, cultura política y educación. Bogotá DC.

Arroyo, M. G. (2011). Currículo, território em disputa. Editorial Vozes. Petrópolis.

Barthes, R. (1980). La cámara lúcida Nota sobre la fotografía. Paidós, Barcelona. Traductor: Joaquim Sala-Sa Nahuja.

Bautista, Carolina. (2021). Colombia en Paro nacional, ¿qué y quién negociará? Revoluciones. Dossier. CLACSO.

Benjamin, W. (1989). Discursos interrumpidos. Buenos Aires: Taurus.

Benjamin, W. (2018). Breve historia de la fotografía. Editorial Casimiro. Traductor: Erged Wolfgan.

Calvo, C., & Cerveró, M. M. E. (2016). Disoñando sinergias educativas con la comunidad. kultur, 3(6), 297-308.

Cascales, J. Á. M., & Prieto, M. J. R. (2019). Incidencia de la práctica de actividad física y deportiva como reguladora de la violencia escolar. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (35), 54-60.

César, M. R. D. A. (2007). Hannah Arendt y la crisis de la educación en el mundo contemporáneo. EN-CLAVES del pensamiento, 1(2), 07-22. https://repository.udistrital.edu.co/handle/11349/22838

Chihuailaf, L., Mujica, F., & Concha, R. (2022). Psicomotricidad, corporalidad, género y filosofía positivista en Chile: análisis crítico de documentos ministeriales. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (45), 01-11.

Donzelot, J. (1998). La policía de las familias. Valencia: Pre-textos.

Fernández, C. (2021). Formación corpolítica en una escuela pública de la ciudad de Medellín. Tesis de maestría. Repositorio posgrados Instituto Universitario de Educación Física. Universidad de Antioquia.

Gil, M. E. G. (2013). El uso de la imagen como herramienta de investigación. Campos en Ciencias Sociales, 1(2), 363-372.

Giroux, H. (2005). La Infancia Robada (Juventud, multinacionales y política cultural). Madrid. Editorial Morata.

Larrosa, J. (2007). Las Imágenes de la Vida y la Vida de las Imágenes: tres notas sobre el cine y la educación de la mirada. Educação & Realidade, 32(2).

Larrosa, J. (2012). El silencio de la infancia. Tres niños atravesando el paisaje. En: José García Molina. Pensar, Mirar, exponerse. Ñau llibres. Valencia.

Létourneau, Jocelyn (2007). La caja de herramientas del joven investigador: guía de iniciación al trabajo intelectual. Medellín: La Carreta Editores.

Lucena, L. (2019). N. 4. Anais do Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas. O corpolítico entre um voo rasante e um voo potente - Laboratório de Afetos e a dramaturgia.

Mandoki, K. (1994). Prosaica: introducción a la estética de lo cotidiano. México. Editorial: Grijalbo.

Moreno, A. y López S. (2020). Jóvenes en los márgenes de las instituciones escolares 2020. ISBN 978-956-6071-07-5 Colección hacia una nueva pedagogía. Editorial Universidad de La Serena.

Moreno, W. (2013). Fotoetnografía educativa: una ruta para comprender la cultura corporal escolarizada. Revista Iberoamericana de Educación RIE.

Moreno, W. y Herrera, M. I. (2020). La constitución de lo político joven visible en la manifestabilidad sensible de los cuerpos en la marcha política en Colombia: juegos de lectura.

Ordine, N. (2020). Solo los buenos profesores pueden cambiar la vida de un estudiante. BBVA y El País. https://acortar.link/YOwCgv

Poblete, C. (2021). Secundarios estrechando el margen por la dignidad Universidad de Santiago de Chile. En Moreno Doña, Alberto; López de Maturana Silvia (2020). Jóvenes en los márgenes de las instituciones escolares 2020 ISBN 978-956-6071-07-5 Colección hacia una nueva pedagogía. Editorial Universidad de La Serena.

Respuesta a Consulta sobre uso de niños, niñas y adolescentes en manifestaciones o protestas (0400/240418) (2014). Concepto 155 de 2014 (noviembre 10). Fuente: Archivo interno Instituto Colombiano de Bienestar Familiar – ICBF. https://acortar.link/RKVHGc

Sacristán, J. G. (2010). El alumno como invención. Ediciones Morata.

Tonucci, F. (1996). La Ciudad de los Niños; un nuevo modo de pensar la ciudad. Chile. Editorial: Fundación German Sánchez Ruiperez.

Varela, J. y Álvarez-Uría, F. (1991). Arqueología de la Escuela. Madrid. Ediciones la Piqueta.

Werth, B. (2007). Cuerpo, interdisciplinaridad y política. Acerca de "Corpolíticas en las Américas: Formaciones de raza, clase y género". Telondefondo. Revista de Teoría y Crítica Teatral, (6), 1-7.

Zapata, G. (2006). De la condición humana a la condición política. En Juan José Botero, Álvaro Corral, Dany Moreno y Yesid Muñoz. En I Congreso colombiano de filosofía Vol. III - page 290. Universidad Jorge Tadeo Lozano. Bogotá. Memorias (2006)

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Gonzalez Cano, J. P., Hoyos Góez, R., Perez Sánchez, E., & Moreno Gómez, W. (2022). Meninos e meninas, socialização e subjetivação política na Medellín da insurgência social: De ludo arte luctatorio y formas emergentes de actuación política de la infancia. Retos, 45, 144–153. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92033

Edição

Secção

Monográfico. Educação Física Pensada desde a Infância