Linhas (hetero)didácticas para uma Educação Corporal Hedonista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91584

Palavras-chave:

Educação Corporal; Prazeres; Didática; Salas de aula; Infância

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer como o hedonismo está presente na sala de aula universitária. Trata-se de uma pesquisa educacional com abordagem rizomática que amplia e intensifica a experiência de ensinar e aprender com prazer, fruição e brincadeira. A experiência educacional revela um plano de composição (hetero) didática para uma Educação Corporal Hedonista. Entre os prazeres encontrados na sala de aula estão a curiosidade, o deslumbramento, a surpresa, o inesperado, as variações, a fantasia, a novidade e a aventura.  Estas são salas de aula que adquirem como característica intensiva a força ou experiências de vida de uma forma vitalista cujos eventos educacionais aumentam a vida, melhoram-na, intensificam-na e vitalizam-na.

Biografia Autor

Iván Darío Uribe , Universidad de Antioquia

Doctor en Eduacción y Docente de la Universidad de Antioquia-Colombia

Referências

Alarcón, R. (2015). La idea de la felicidad. Apuntes de Ciencia & Sociedad 5 (1), 1-9. doi: 10.18259/acs.2015002

Caballero, P., Hernández, E., y Reina del Valle. (2018). Análisis de los factores universales de las actividades físicas en el medio natural/actividades físicas de aventura en la naturaleza: estudio preliminar. Espiral. Cuadernos del profesorado, 11 (22), 61-68. doi: 10.25115/ecp.v11i22.1918

Carrasco-Segovia, S., & Hernández-Hernández, F. (2020). Cartografiar los afectos y los movimientos en el aprender corporeizado de los docentes. Movimento, 26. doi.org/10.22456/1982-8918.94792

Carriedo, A., Méndez-Giménez, A., Fernández-Río, J., & Cecchini, J. A. (2020). Nuevas posibilidades y recursos para la enseñanza de la expresión corporal en educación física: internet y los retos virales. Retos. Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 37, 722-730. doi: 10.47197/retos.v37i37.69147

Clarke, B. y Parsons, J. (2013). Becoming rhizome researchers. Reconceptualizing Educational Research Methodology, 4 (1). doi.org/10.7577/rerm.685

Coleman, R., & Ringrose, J. (2014). Deleuze and research methodologies. Edinburgh: Edinburgh University.

Contreras, J., y Pérez, N. (2010). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata.

Corazza, S. (2018). Inventario de procedimientos didácticos de traducción: teoría, práctica y método de investigación. Revista Brasileira de Educação, 23, doi.org/10.1590/s1413-24782018230032

Dahlgren, K., Pink, S., Strengers, Y., Nicholls, L. y Sadowski, J. (2021). Personalization and the Smart Home: questioning techno-hedonist imaginaries. Convergencia. doi:10.1177/13548565211036801.

Deleuze, G (2006). Deseo y placer. Traducción. Silvia N. Barei. Córdoba: Alción Editora.

Deleuze, G. y Guattari, F. (2008). Mil Mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Velencia: Pre-textos.

Deligny, F. (2015). Lo arácnido y otros textos. Buenos Aires: Cactus.

Díaz, J., Molina-García, J., & Monfort M. (2020). El conocimiento y la intencionalidad didáctica en el uso de TIC del profesorado de educación física. Retos. Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 38, 497-504. doi: 10.47197/retos.v38i38.74370

Foucault, M. (2011). Historia de la sexualidad II: El uso de los placeres. Madrid: Siglo XXI.

Gadamer, H-G (2005). Verdad y Método. Salamanca: Sígueme.

Gallo, L. E. (2017). Una didáctica performativa para educar (desde) el cuerpo. Revista brasileira de ciências do esporte, 39, 199-205. doi.org/10.1016/j.rbce.2016.09.002

Gallo, L.E & García, C.E (2011). Aproximaciones pedagógicas al estudio de la Educación Corporal. Medellín: Funámbulos. http://viref.udea.edu.co/contenido/publicaciones/aproximaxiones.pdf

García-Merino, R., & Lizandra, J. (2022). La hibridación de los modelos pedagógicos de aprendizaje cooperativo y educación aventura como estrategia didáctica para la mejora de la convivencia y la gestión de conflictos en el aula: una experiencia práctica desde las clases de educación física y tutoría. Retos. Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 43, 1037-1048. doi.org/10.47197/retos.v43i0.86289

Garrido, M. (2018). Epicuro: El filósofo hedonista. Clío: Revista de historia, 198, 72-79.

González, J.; Cayuela, D. y López-Mora, C. (2019). Prosocialidad, Educación Física e Inteligencia Emocional en la Escuela. Journal of Sport and Health Research. 11(1),17-32.

Hadot, p. (2010). No te olvides de vivir. Goethe y la tradición de los ejercicios espirituales. Madrid: Siruela.

Honan, E. (2015) Thinking rhizomatically: Using Deleuze in education policy contexts. In K. N. Gulson, M. Clarke, & E. Bendix Petersen (Eds.). Education policy and contemporary theory: Implications for research, 329–346. London: Routledge

Inácio, H. (2021). Propuesta de clasificación de prácticas corporales de aventura para la docencia en educación física en la escuela. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. doi: 10.1590/rbce.43.e005321

Lather, P., & St. Pierre, E. A. (2013). Post-qualitative research. International journal of qualitative studies in education, 26 (6), 629-633. doi.org/10.1080/09518398.2013.788752

Masny, D. (2016). Problematizing Qualitative Research: Reading a Data Assemblage With Rhizoanalysis. 22 (8), 666-675.doi: 10.1177/1532708616636744

Mujica, F., Orellana, N. (2021). El amor en educación física: una perspectiva filosófica basada en Max Scheler y José Ortega y Gasset. Retos. Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación 39, 857-862. doi:10.47197/retos.v0i39.78787

Neves, C. (2021). Em Busca Do Prazer. Revista Paranaense de Filosofia, 1(1), 137-166.

Nietzsche, F. (1998). El nacimiento de la tragedia. Madrid: EDAF.

Nietzsche, F. (2009). Así habló Zaratustra. Traducción. Andrés Sánchez Pascual. Madrid: Alianza Editorial.

Olivera, J. & Olivera, A. (2016). Las actividades físicas de aventura en la naturaleza (AFAN): revisión de la taxonomía (1995-2015) y tablas de clasificación e identificación de las prácticas. Apunts. Educación Física y Deportes, 124, 53-88. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es.(2016/2).124.06

Onfray, M. (1999) El deseo de ser un volcán: Diario hedonista. Buenos Aires: Bitácora. 1999.

Onfray, M. (2006). Las sabidurías de la antigüedad: Contrahistoria de la filosofía I. Barcelona: Anagrama.

Onfray, M. (2007). El cristianismo hedonista: Contrahistoria de la filosofía II. Barcelona: Anagrama.

Onfray, M. (2008). La fuerza de existir. Manifiesto hedonista. Barcelona: Anagrama.

Onfray, M. (2009). La escultura de sí. Por una moral estética. Madrid: Errata Nature. Universidad Autónoma de Madrid.

Passos, E., Kastrup, V., Da Escóssia, L. (Org.). (2010). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina.

Rivas, R. A. G., Gastélum-Cuadras, G., Velducea, W. V., Bustos, J. B. G., & Esparza, S. D. (2021). Análisis de la experiencia docente en clases de Educación Física durante el confinamiento por COVID-19 en México. Retos. Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 42, 1-11. doi:10.47197/retos.v42i0.86242

Sherbine, K. (2014). Cartographies of Becoming in Education. A Deleuze-Guattari Perspective. Qualitative Research in Education, 3(1) 119-122. doi: 10.4771/qre.2014.39

Spinoza, B. (2009). Ética demostrada según el orden geométrico. Madrid: Alianza Editorial.

Uribe, I. (2017). El hedonismo en clave educativa (Tesis doctoral). Universidad de Antioquia Colombia. http://hdl.handle.net/10495/8941

Uribe, I., Gallo, L.E; y Vaz, A. (2017) Trazos de una educación hedonista. Movimento, 23, 1, 339-350. doi: 10.22456/1982-8918.68311

Valencia, J., Ayala, J.E & Mondragón, E. (2022). Conocimiento didáctico de contenido en el marco de la enseñanza para la comprensión de la Educación Física escolar: revisión Sistemática. Retos. Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 43, 243-255. doi:10.47197/retos.v43i0.88644

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Gallo, L. E., Uribe, I. D., & Castañeda, G. M. (2022). Linhas (hetero)didácticas para uma Educação Corporal Hedonista. Retos, 45, 750–759. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91584

Edição

Secção

Monográfico. Educação Física Pensada desde a Infância