Efeito de um programa gamificado de educação física na habilidade do salto

Autores

  • José Manuel Cenizo-Benjumea Universidad Pablo de Olavide
  • Francisco Javier Vázquez-Ramos Universidad Pablo de Olavide
  • Soledad Ferreras-Mencía Universidad Pontificia de Comillas
  • Javier Galvez-Gonzalez Universidad Pablo de Olavide http://orcid.org/0000-0003-4059-7326

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v46.89749

Palavras-chave:

Gamificación, coordinación motriz, locomoción, Educación física, primaria

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o efeito de um programa gamificado chamado “Salticity”, levado para o cabo durante 10 sessões (5 semanas) no horário de Educação Física, pretendendo melhorar a capacidade de salto nas escolas de 8 a 11 anos (100 anos) meninos e 98 meninas). Los obtenidos en tres mediciones (en la primera, quinta y décima sesión) foram analizados teniendo en cuenta el sexo, usando uma análise de varianza de medidas repetidas. Se observe que o promedio médio0 no primero fue significativamente menor (p <.001) que, no quinto, no quinto mês, e no quinto respeito ao último (p <.01). Los niños muestran valores mais altos que las niñas na primeira e na décima semanas (p <.05), com diferenças que se incrementam no final. As mudanças no ambiente de locomoção do teste 3JS (salto, giro y Carrera), como na capacidade de salto com contramovimento (CMJ) e em salto horizontal (SH) fueron Medias. Después de la intervención hubo un cambio significativo (p <.001). em todas as variáveis. O sexo está relacionado exclusivamente, de acuerdo com o modelo de regressão proposto, com a mudança em SH, sendo menor nos mais jovens (p <.001).). La edad os ligados, como ligados com os cambios CMJ positivamente com a locomoção, como com o salto e o giro. Se puede determinar que esta propuesta gamificada es un ejemplo para el desarollo motor y de la capacidade de salto en escolares.

Biografias Autor

José Manuel Cenizo-Benjumea, Universidad Pablo de Olavide

Profesor de la Facultad de Ciencias del Deporte.

Departamento de Deporte e Informática.

Francisco Javier Vázquez-Ramos, Universidad Pablo de Olavide

Profesor de la Facultad de Ciencias del Deporte.

Departamento de Deporte e Informática.

Soledad Ferreras-Mencía, Universidad Pontificia de Comillas

Escuela de Enfermería y Fisioterapia "San Juan de Dios"

Universidad Pontificia de Comillas

 

Javier Galvez-Gonzalez, Universidad Pablo de Olavide

Profesor de la Facultad de Ciencias del Deporte.

Departamento de Deporte e Informática.

 

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

Cenizo-Benjumea, J. M., Vázquez-Ramos, F. J., Ferreras-Mencía, S., & Galvez-Gonzalez, J. (2022). Efeito de um programa gamificado de educação física na habilidade do salto. Retos, 46, 358–367. https://doi.org/10.47197/retos.v46.89749

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.