3114 / 5000 Resultados de traducción Os influenciadores do esporte e seu impacto sobre o consumo, a atividade física e sua projeção nas redes sociais por adolescentes andaluzes (Espanha)

Autores

  • Javier Gil Quintana Universidad Nacional de Educación a Distancia http://orcid.org/0000-0003-0326-2535
  • Rafael Felipe Ruiz
  • Miguel Ángel Moreno Muro

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89518

Palavras-chave:

Influenciadores. Aparelhos digitais. Atividade esportiva. Fitness

Resumo

O objetivo desta pesquisa, cujo recorte metodológico é misto, foi conhecer o impacto que os influenciadores do esporte têm sobre um grupo populacional de 404 adolescentes andaluzes pesquisados ​​e 10 entrevistados com idades entre 16 e 20 anos. Com base nos principais achados, mostra-se que esses influenciadores contribuem positivamente para aumentar o grau de motivação e adesão à atividade física. De forma sintética, o estudo estabelece uma dissociação entre a modalidade esportiva praticada e o gênero do adolescente. Com essa afirmação expressa-se que ambos os gêneros tendem a seguir influenciadores do mesmo gênero. Além disso, não foi possível determinar se os homens compram mais aparelhos eletrônicos do que as mulheres. No entanto, um aspecto estatisticamente significativo é que o gênero masculino tem maior probabilidade de compartilhar dados nas redes sociais e que os adolescentes que compraram um aparelho tentaram, na medida do possível, fazer com que a marca se parecesse com aquela que ela promove como seu influenciador. Concluímos que o trabalho que essas figuras públicas realizam sobre seus seguidores é efetivo e direto, pois são capazes de influenciar e melhorar significativamente a qualidade de vida de todos aqueles que as apoiam.

Referências

Anuario de Estadísticas Deportivas (2019). División de Estadística y Estudios. Ministerio de Cultura y Deporte. Recuperado de: https://cutt.ly/gQqHC7w

Aznar, I., Romero, J.M., & Rodríguez-García, A.M. (2018). La tecnología móvil de Realidad Virtual en educación: una revisión del estado de la literatura científica en España. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, 7(1), 256-274. http://doi.org/10.21071/edmetic.v7i1.10139.

Corbetta, P. (2007). Metodología y técnicas de investigación social. McGawHill.

Encuesta Nacional de Salud (2012). Instituto Nacional de Estadística. Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad. Recuperado de: https://cutt.ly/LvcQLjX

Encuesta Europea de Salud (2014). Encuesta Europea de Salud en España. Recuperado de: https://cutt.ly/lm3HTMz

Escaño, C. (2019). Sociedad Postdigital (ontología de la remezcla). https://cutt.ly/WrMr37f

Estrada-Marcén, N., Sanz-Gonzalo, G., Simón-Grima, J., Casterad-Seral, J., & Roso-Moliner, A. (2019). Los centros de fitness de la ciudad de Zaragoza. Apunts: Educación Física y Deportes, 4(135), 118-136. http://doi.org/doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2019/1).135.08.

Flores Rivera, C., Luna Villouta, P., Fuentealba Urra, S., Garrido Méndez, A., Muñoz Sabando, G., & Torres Esparza, A. (2021). Significados atribuidos a la práctica de actividad física, ejercicio físico y deporte como medio de configuración de redes sociales y participación ciudadana. Retos, 42, 831-840. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.65967

García, M., Alvira, F., Alonso, L., & Escobar, M. (2015). El análisis de la realidad social. Métodos y técnicas de investigación. Alianza Editorial.

García-Fernández, J., Fernández-Gavira, J., Durán-Muñoz, J., & Vélez-Colón, L. (2015). La actividad en las redes sociales: Un estudio de caso en la industria del fitness. Retos, 28, 44-49. https://doi.org/10.47197/retos.v0i28.34839

Autor, XXX, XXX, & XXX (2020).

Autor, XXX, & XXX (2021)

Greco, G., Tambolini, R., Ambruosi, P., & Fischetti, F. (2017). Negative effects of smartphone use on physical and technical performance of young footballers. Journal of Physical Education and Sport. 17(4), 2495-2501. http://doi.org/10.7752/jpes.2017.04280.

Informe Anual 2019. La Sociedad en Red. Transformación digital en España. Ministerio de Economía y Empresa. Recuperado de: https://cutt.ly/2m3H5Vj

Jensen, M. M. & Mueller, F. (2021). Running with technology: Where are we heading? 26th Australian Computer-Human Interaction Conference, OzCHI 2014. Sydney, New South Wales, Australia. http://doi.org/10.1145/2686612.2686696.

Martínez Lemos, I. & González-Sastre, B. (2016). El mercado del fitness en España: Un estudio exploratorio sobre el perfil económico del segmento low-cost. Cultura, Ciencia y Deporte, 11, 33. http://doi.org/10.12800/ccd.v11i33.764.

Moreno Muciño, O., Medina Rodríguez, R., Enríquez Reyna, M., González, J., & Ceballos Gurrola, O. (2021). Actividad física y uso de redes sociales en estudiantes de secundaria. Diferencias por sexo y grado escolar. Retos, 42, 276-285. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86364

Ricoy, C. (2006). Contribución sobre los paradigmas de investigación. Revista do Centro de Educação, 31 (1), 11-22. http://doi.org/10.5902/198464441486.

Roelands & Pauw, D. (2019). Technological Impact on Human Performance. International Journal Of Sports Physiology And Performance. http://doi.org/10.1123/ijspp.2018-0941.

Tironi Rodó, M., & Valderrama Barragán, M. (2018). Transformando la bicicleta en laboratorios móviles. Antropología experimental, 16. https://doi.org/10.17561/rae.v0i16.3016

Simó Quiles, A. (2018). Investigación del papel de dos deportistas famosos, como influencers, en la red social Instagram. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10251/114863

Simón-Grima, J., Estrada-Marcén, N., & Serrano Ostáriz, E. (2019). Tecnología digital para la salud y la actividad física (pp. 147-165). Madrid, España: Ediciones Pirámide.

Serra Puyal, J.R.; Zaragoza Casterad, J., & Generelo Lanaspa, E. (2014). Influencias de “otros significativos” para la práctica de actividad física en adolescentes. Revista internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física del Deporte 14.56 (2014): 735-753 Recuperado de: https://cutt.ly/LvvDGf9

Veiga, Ó. L., Valcarce Torrente, M., & King-Clavero, A. (2017). Encuesta nacional de tendencias de fitness en España para 2017. Apunts. Educacion Fisica y Deportes, 128, 108-125. http://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2017/2).128.07.

Wright, S. P., Hall Brown, T. S., Collier, S. R., & Sandberg, K. (2017). How consumer physical activity monitors could transform human physiology research. American Journal of Physiology. 312(3), R358-R367. http://doi.org/10.1152/ajpregu.00349.2016.

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Gil Quintana, J., Felipe Ruiz, R., & Moreno Muro, M. Ángel. (2022). 3114 / 5000 Resultados de traducción Os influenciadores do esporte e seu impacto sobre o consumo, a atividade física e sua projeção nas redes sociais por adolescentes andaluzes (Espanha). Retos, 43, 591–602. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89518

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.