Pinfuvote ou Vôlei, o que os alunos preferem?: Um estudo sobre a participação nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v60.108760

Palavras-chave:

Deporte, Disfrute, Educación Física, Motivación, Participación

Resumo

Foi demonstrado que os desportos alternativos melhoram a motivação e participação dos alunos, promovem a inclusão, valores de cooperação e hábitos de vida saudáveis. Este estudo analisa a preferência dos alunos do 3º ESO entre o Voleibol, desporto tradicional, e o Pinfuvote, desporto alternativo. Foram realizadas oito sessões com atividades e competições em ambas as modalidades e a participação e diversão dos participantes foi avaliada por meio de um questionário de 20 itens. Os resultados mostraram que os alunos preferem o Pinfuvote ao Voleibol em termos de diversão e participação geral, destacando um maior aumento entre as raparigas. Esta constatação sugere que desportos alternativos como o Pinfuvote podem aumentar a motivação e a participação nas aulas de Educação Física, oferecendo uma experiência mais inclusiva e satisfatória para todos os alunos.

Palavras-chave: Esporte; Prazer; Educação Física, Motivação, Participação

Referências

Acevedo, A. L. (2023). Actividad física y su influencia en el rendimiento académico de estudiantes universitarios: Revisión sistemática. MENTOR. Revista de Investigación Educativa y Deportiva, 2(5), 292.

Barbero-Álvarez, J. C. (2000). Los juegos y deportes alternativos en Educación Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, 5(22), 1-3.

Barbosa Granados, S. y Urrea Cuéllar, A. M. (2018). Influencia del deporte y la actividad física en el estado de salud físico y mental: una revisión bibliográfica. Revista Katharsis, 25, 141-160.

Caldevilla-Calderón, P. y Zapatero-Ayuso, J.A. (2022). Los deportes alternativos como contenidos para la Educación Física en Educación Secundaria. Retos: Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 46, 1004-1014.

Castro, A. S. de, Silva, T. H. da, Santos, N. A. dos, Silva, J. B., & Teixeira, M. C. (2021). Voleibol contribuindo para o desenvolvimento social e físico de crianças e adolescentes residentes em Lavras-MG / Projeto VivaVôlei / Volleyball contributing to the social and physical development of children and adolescents living in Lavras-MG / Projeto VivaVôlei. Brazilian Journal of Development, 7(5), 44892–44903.

Cohen, A., Melton, E. N., y Peachey, J. W. (2014). Investigating a coed sport’s ability to encourage inclusion and equality. Journal of Sport Management, 28 (2), 220-235.

Cohen, A., y Peachey, J. W. (2015). Quidditch: Impacting and Benefiting Participants in a Non-Fictional Manner. Journal of Sport & Social Issues, 39(6), 521-544.

Colado, J.C., Juesas, A., Campaña, F., Giulia, F., Bruñó, A., Lisón, J.F., Baños, R.M., Tella, V. y Rogers, M.E. (2017). A new racket sport that provokes similar heart rate as soccer and basketball in children. Medicine & Science in Sports & Exercise, 49(5S), 881.

Escamilla, A., Alguacil, M., y González-Serrano, M.H. (2020). Variables predictoras de la motivación deportiva en estudiantes de secundaria federados y no federados. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 38, 58-65.

Felipe-Rello, C., Garoz, I. y Tejero-González, C.M. (2020). Cambiando las actitudes hacia la discapacidad diseño de un programa de sensibilización en Educación física. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (37), 713-721.

Ferrer, A. (2012). Análisis de la reforma de Thomas Arnold a través del concepto de función moralizadora de Hernández Álvarez, JL (1996): El deporte moderno y la génesis del movimiento olímpico. Citius, Altius, Fortius: Humanismo, Sociedad y Deporte: Investigaciones y Ensayos, 5(1), 119-130.

Feu, S. (2008). ¿Son los juegos deportivos alternativos una posibilidad para favorecer la coeducación en las clases de Educación Física? Campo Abierto. Revista de Educación, 27 (2), 31-47.

Fierro, S., Haro, A., y García, V. (2016). Los deportes alternativos en el ámbito educativo. E-Motion. Revista de Educación, Motricidad e Investigación, (6), 40-48.

Gamonales, J.M. (2017). Fútbol a 5 para personas ciegas como contenido de Educación Física. Revista Profesional de Investigación, Docencia y Recursos Didácticos, 80(3), 66- 70.

Gargallo, P., Juesas, Á., Bruño, A., Guzmán, J.F., Lisón, J.F., Baños, R.M., Flández, J., Rogers, M.E. y Colado, J.C. (2020). Physiological and psychological effects of a new racket sport in children with and without overweight at primary school. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(45), 363-375.

González-Coto, V.A., Hernández-Beltrán, V., García-Espino, N., y Gamonales, J.M. (2022). Twincon: deporte coeducativo e inclusivo. Logía, educación física y deporte: Revista Digital de Investigación en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 3(1), 28-39.

Gubby, L. (2018). Can korfball facilitate mixed-PE in the UK? The perspectives of junior korfball players. Sport Education and Society, 24 (9), 994-1005.

Gubby, L., y Wellard, I. (2015). Sporting equality and gender neutrality in korfball. Sport in Society, 19 (8-9), 1171-1185.

Hall, N., McDonald, G. K., Hay, J., Defries, D., y Pryce, R. (2016). Effect of Activity Type on Youth Physical Activity during Structured Activity Sessions. Health Behavior and Policy Review, 3 (6), 546-556.

Hannon, J. C. (2008). Physical activity levels of overweight and nonoverweight high school students during physical education classes. Journal of School Health, 78 (8), 425-431.

Hannon, J. C., y Ratliffe, T. (2005). Physical activity levels in coeducational and single-gender high school physical education settings. Journal of Teaching in Physical Education, 24 (2), 149-164.

Hastie, P. A., Langevin, F., y Wadsworth, D. (2011). Effects of Age and Experience on Physical Activity Accumulation During Kin-Ball. Research Quarterly for Exercise and Sport, 82 (1), 140-144.

Hernández, J. M. (2007). El valor pedagógico de los deportes alternativos. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, 12 (114), 1-1.

Hernández-Beltrán, V., Gámez-calvo, L. y Gamonales, J.M. (2021). Unihoc como deporte alternativo en el ámbito educativo. E-Motion. Revista de Educación, Motricidad e Investigación, 16, 105-118.

Herranz-García, A. (2013) Los deportes alternativos en el deporte escolar [Trabajo Fin de Grado]. Universidad de Valladolid.

Ibarra, O. R., León, M. O., Ortega, H. T., & Estupiñan, A. P. (2024). Promoción de la actividad física, deportiva y recreacional para la optimización del tiempo libre y ocio dirigido a niños y adolescentes. 593 Digital Publisher CEIT, 9(2), 724-735.

Jaquete, C. y Ramírez, E. (2021). Datchball y Colpbol como recursos para promover la inteligencia interpersonal: Experiencia didáctica aplicada con chicas y chicos de Educación Secundaria. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 42, 470- 477.

López-Corredor, A. (2007). La iniciación deportiva en la Enseñanza Primaria: Los juegos motores modificados. Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete, (22), 127-154.

Moya-Mata, I., Ros-Ros, C., y Menescardi-Royuela, C. (2014). Los contenidos de educación física a través de las imágenes de los libros de texto en educación primaria. Apunts: Educación Física y Deportes, 118(4), 40-47.

Peña Mora, E.F. (2019). El Pinfuvote: una herramienta para el desarrollo de las capacidades coordinativas de una persona con Síndrome de Down. [Trabajo Fin de Grado]. Universidad Pedagógica Nacional.

Pérez-Brunicardi, D. (2010). Buscando un modelo de deporte escolar para el municipio de Segovia. Un estudio a partir de las valoraciones, intereses y actitudes de sus agentes implicados. [Tesis Doctoral]. Universidad de Valladolid.

Prieto-Ayuso, A. (2014). El modelo de educación deportiva como recurso de socialización: una propuesta en torno al floorball para el tercer ciclo de Educación Primaria. Lecturas: Educación Física y Deportes, 19(195), 1-1.

Requena, Ó. (2008). Juegos alternativos en educación física: flag football. Revista Digital Innovación y Experiencias Educativas, 4(3), 1-10.

Robles, J., y Robles, A. (2021). La participación en las clases de educación física la ESO y Bachillerato. Un estudio sobre un deporte tradicional (Balonmano) y un deporte alternativo (Tchoukball). Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 39, 78-83.

Rodríguez-Torres, A. F., Chicaiza-Peneida, L. E. y Cusme-Torres, A. C. (2022). Metodologías emergentes para la enseñanza de la Educación Física. Olimpia, 19 (1), 98-115.

Ruiz, J.R., Canovas, J., Capitán, L.M., Imbroda, J., & Candel, J. (2003). Spiribol: un giro al deporte. Lecturas: Educación física y deportes, (64), 1-1.

van Acker, R., da Costa, F. C., De Bourdeaudhuij, I., Cardon, G., y Haerens, L. (2010). Sex equity and physical activity levels in coeducational physical education: exploring the potential of modified game forms. Physical Education and Sport Pedagogy, 15 (2), 159-173.

Villegas, E. A. V. (2024). Beneficios de la Actividad Física en el Rendimiento Académico de los estudiantes del subnivel medio. Dominio de las Ciencias, 10(1), 504-524.

World Medical Association [WMA] (2021). Declaration of Helsinki. Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects. Available at. https://www.wma.net/what-we-do/medical-ethics/declaration-of-helsinki/

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Diez-Fernández, P., Elipe-Lorenzo, P., López-García, S., & Ruibal-Lista, B. (2024). Pinfuvote ou Vôlei, o que os alunos preferem?: Um estudo sobre a participação nas aulas de Educação Física. Retos, 60, 61–66. https://doi.org/10.47197/retos.v60.108760

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)