Vamos à praça!, espalhando pelo mundo o que aprendemos e vivenciamos em matéria de género desde a sala de aula primária
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v55.103733Palavras-chave:
Investigación-acción, actividad física, género, educación primaria, tutoríaResumo
A iniciativa “Saímos à Praça” é uma investigação-ação formativa que foi realizada com três turmas do 6º ano do Ensino Básico de uma escola de uma localidade de Gipuzkoa. O objetivo final foi transmitir à sociedade as preocupações, reclamações, opiniões. e propostas sobre género feitas por este grupo de estudantes, e que geralmente são pouco ouvidas e atendidas. Para tornar públicas as suas reflexões sobre a inclusão da perspectiva de género nas atividades físicas e desportivas, os estudantes experimentaram diferentes modos de divulgação: cartaz. , brochura, artigo de opinião e conferência de imprensa Nesta investigação-ação foram utilizados registos documentais, fotografias, registos áudio e notas de campo para recolher informação. suas demandas e propostas à sua comunidade, realizando um trabalho de transferência transformadora. As mensagens expressas surpreenderam os professores pela sua capacidade exigente e crítica. Pode-se concluir que a experiência levou-os a empoderar-se nas questões de género, promovendo o seu crescimento como pessoas e como cidadãos ativos, sentimento que foi reforçado pela perceção de apoio dos seus pares.
Palavras-chave: Pesquisa-ação, atividade física, gênero, ensino primário, tutoria.
Referências
Banks, M. (2007). Using Visual Data in qualitative Resarch. SAGA Publications.
Betancor, M.V. (2011). Empoderamiento ¿una alternativa emancipatoria?: Reflexiones para una aproximación crítica a la noción de empoderamiento. Margen: Revista de trabajo social y ciencias sociales, 61, 7-14.
Corbella-Molina. L., Trull-Oliva, C. Rodrigo-Moriche, M. P. & Úcar-Martínez, X. (2021). Diseño y Validación de una rúbrica para evaluar acciones y proyectos educativos de empoderamiento juvenil. Revista Española de Pedagogía, 79(280), 537-555. https://doi.org/10.22550/REP79-3-2021-05
Corbella, L. & Úcar, X. (2019). The ethical dimension and values involved in social education. Perspectives of scholars, educators and participants. Journal of Applid ethics, 10, 91-122. https://raco.cat/index.php/rljae/article/view/356324.
Denzin, N.K. (2017). Los discursos emancipatorios y la ética y la política de la interpretación. En N.K. Denzin & Y. Lincoln (coord,) Manual de investigación cualitativa. Vol. 5. El arte y la práctica de la interpretación, la evaluación y la presentación (pp. 79-127). Gedisa.
Flick, U. (2014). La gestión de la calidad en Investigación Cualitativa. Morata.
Folgueiras, P., & Luna E. (2011). El aprendizaje y servicio, una metodología participativa que fomenta los aprendizajes. Quaderns digitals: Revista de Nuevas Tecnologías y Sociedad, 69, 53.
Harper, D. (2015). ¿Cuáles son las novedades visuales? In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (coords.). Métodos de recolección y análisis de datos (pp. 235-261). Gedisa
Jiménez-Morales, M., Lopera-Mármol, M. & Salvadó-Romero, A. (2020).Youth empowerment through the creation of i-docs: Educational and social impacts. Catalan Journal of Communication and Cultural Studies, 12(2), 211-224. https://doi.org/10.1386/cjcs_00028_1
Kemmis, S. & McTaggart, R (2013). La investigación-acción participativa: la acción comunitaria y la esfera pública. En N.K. Denzin & Y. Lincoln (coord,) Manual de investigación cualitativa. Vol. 3. Las estrategias de la investigación cualitativa (pp. 361-439). Gedisa.
Leaman, S.D. & Cárcamo, H.G. (2021). Investigación-acción participativa: vinculación con la epistemología del sujeto conocido, desarrollo histórico y análisis de sus componentes. Espacio abierto, 30(3), 145-168.
León, I., Gamito, R., Vizcarra, M.T. & López-Vélez, A. L. (2022). Pedagogical Contexts When Gender and Emotions Intersect with the Body: Interviews with Feminist PE Teachers and Associated Professionals. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19 (23). 15510. https://doi.org/10.3390/ijerph192315510
Lewin, K. (1946). Action research and minority problems. Harper & Row
Llena-Berñe, A., Agud-Morell, I., Páez-de-la-Torre, S. & Vila-Mumbrú, C. (2017). Explorando momentos clave para el empoderamiento de jóvenes a partir de sus relatos. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 30, 81-94. http://doi.org/10.7179/PSRI_2017.29.06.
López, C., Vilaseca, C., & Serrano, J. (2021). Una herramienta para erradicar la desigualdad y la violencia de género: El empoderamiento de la mujer. Revista europea de historia de las ideas políticas y de las instituciones públicas, 16, 61–66.
Méndez Sánchez, M. del P., Peñaloza Gómez, R., García Méndez, M., Jaenes Sánchez, J. C., & Reynoso Sánchez, L. F. (2023). Percepción Sobre la Participación de la Mujer en el Deporte Mexicano (Perception about Participation of Women in Mexican Sports). Retos, 48, 816–826. https://doi.org/10.47197/retos.v48.94474
Murguialday, C. (2006). Empoderamiento de las mujeres: conceptualización y estrategias. Vitoria-Gasteiz. https://www.vitoria-gasteiz.org/wb021/http/contenidosEstaticos/adjuntos/es/16/23/51623.pdf
Orsini, M. (2012). El concepto de empoderamiento en los estudios de género y en la prensa femenina. En J.C. Suarez, I. Liberia & B. Zurbano (eds.) I Congreso Internacional de Comunicación y género (pp. 951-971). Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/handle/11441/34591
Pérez Serrano, G., & Nieto Martín, S. (2009). La investigación-acción en la educación formal y no formal. Enseñanza & Teaching: Revista Interuniversitaria De Didáctica, 10, 177-198. Recuperado a partir de https://revistas.usal.es/tres/index.php/0212-5374/article/view/4177
Pineda -Herrero, P., Agud-Morell, I., & Núñez-López, H. (2015). Empoderamiento juvenil: Conceptos y significados del empoderamiento para sus protagonistas. N K. Monserrat, L. Pinto, M. Fernández & C. Guzman (eds.) Pedagogía social: acción social y desarrollo, (pp. 722-735). Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7600470
Rayón, L. & De las Heras, A. (2011). Etnografía, conocimiento y relaciones interculturales. Algunas aportaciones de la fotografía en un estudio de casos. En A. Bautista y H. M. Velasco (coords.). Antropología audiovisual: medios e investigación en educación (pp. 53-67). Editorial Trotta.
Rodrigo, M. P., Galán, D., Mampaso, J., & Rivera, E. (2022). Diseño universal para el aprendizaje en procesos de investigación participativos e inclusivos. Prisma Social: revista de investigación social, 37, 7–35
Rojas-Redondo, C. (2018). Hacer pensar y hacer ver: El cine como base generadora de conocimiento y constructora de la identidad del alumnado. En E. Jiménez de Aberasturi, A. Arriaga & I. Marcellan (eds.) Arte, ilustración y cultura visual: diálogos en torno a la mediación educativa crítica dentro y fuera de la escuela, (pp. 529-534). UPV/EHU.
Sánchez-Álvarez, I., Rodríguez-Menéndez, C., & García-Pérez, O. (2020). La educación física en educación primaria: espacio de construcción de las masculinidades y feminidades. Retos, 38, 143–150. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74343
Soler, P., Trilla, J., Jiménez, M. & Úcar, X. (2017). La construcción de un modelo pedagógico del empoderamiento juvenil: espacios, momentos, procesos. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 30, 19-34. https://doi.org/10.7179/PSRI_2017.30.02
Souza de Carvalho, R., Ávila-Miranda, P., Césped-Cáceres, F., Gallegos-Pizarro, D., Guerrero-Conejera, J., Morán-Urbina, T., Schilling-Lara, C., & Castillo-Retamal, F. (2023). Educación Física y diversidad de género: un análisis desde la experiencia de profesores de aula. Retos, 50, 315–320. https://doi.org/10.47197/retos.v50.99416
Taylord, S.J. & Bodgan, R. (1996). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidós.
Trull-Oliva, C., Corbella-Molina, L., Valdivia-Vizarreta, P., & Rodrigo-Moriche, M. P. (2022a). El rol de los equipos de investigación en el empoderamiento de las personas investigadoras jóvenes. Aula Abierta, 51(2), 129-142. https://doi.org/10.17811/rifie.51.2.2022.129-142
Trull-Oliva, C.; Jane-Hidalgo, A.; Corbella-Molina, L.; Soler-Masó, P. & González-Martínez, J. (2022b). Sobre las estrategias metodológicas de los/as educadores/as para contribuir al empoderamiento juvenil. Educación XX1, 25(1), 459-483. https://doi.org/10.5944/educXX1.30014
Úcar-Martínez, X. Planas-Lladó, A., Novella-Càmara, A., & Rodrigo-Moriche, M. P. (2017). Evaluación participativa del empoderamiento juvenil con grupos jóvenes. Análisis de casos. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 30, 67-80. http://doi.org/70.SE7179/PSRI_2017.30.05
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess