Construção de um questionário para medir o empreendedorismo social em educação física

Autores

  • Carlos Capella Peris Universidad Jaume I de Castellón
  • Jesús Gil Gómez Universidad Jaume I de Castellón
  • Manuel Martí Puig Universidad jaume I de Castellón
  • Paola Ruiz-Bernardo Universidad Jaume I de Castellón

DOI:

https://doi.org/10.7179//PSRI_2016.28.13

Palavras-chave:

empreendedorismo social, serviço-aprendizagem, educação física, desenho do instrumento

Resumo

Este artigo tem como objetivo construir e validar um instrumento para medir o empreendedorismo social em um grupo de estudantes universitários que participam em programas de serviço-aprendizagem no âmbito da Educação Física. Primeiro, uma revisão bibliográfica foi realizada para determinar as características que definem o empreendedor social, para desenvolver um questionário inicial que avaliou essas características. Em seguida, realizamos uma revisão lógica, apresentando o questionário para análise de diversos especialistas. Depois de um processo de triagem minuciosa, definimos o questionário-piloto com o qual realizamos uma análise empírica, aplicando o questionário em uma amostra de 188 indivíduos. Os resultados da avaliação lógica destacaram a qualidade, relevância e compreensão dos itens selecionados, descartando apenas 2 das 19 características de empreendedorismo social propostos. Os resultados da análise empírica mostraram alguns registros positivos, com destaque para uma média total de 3,82 pontos, de um máximo de 5. A validade e confiabilidade do questionário final foi evidente ao obter um recorde de 0,809 em alfa de Cronbach, sugerindo a força interna do questionário. Quanto à análise fatorial, os itens foram agrupados em três grandes categorias, uma questão que, apesar de não concordar totalmente com a nossa abordagem inicial não variaba empresas excesso. Podemos concluir que a ferramenta elaborada cumpre com o nosso objetivo inicial, sendi valida para medir o empreendedorismo social. sua utilidade é baseada na importância de promover essa concorrência em qualquer campo, especialmente no da educação.

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Biografias Autor

Carlos Capella Peris , Universidad Jaume I de Castellón

Carlos Capella Peris. Departamento de Educación de la Universidad Jaume I de Castellón. Licenciado en Ciencias de la Educación Física y el Deporte. Máster en Educación Secundaria y Doctorando en Educación Secundaria. Profesor del área de Expresión Corporal. Estudia los efectos de la aplicación del Aprendizaje-Servicio y defiende su promoción en el ámbito de la Educación Física. Autor de varios artículos, comunicaciones y ponencias en congresos y jornadas de investigación sobre dicha temática. Correo electrónico: capellac@uji.es

Jesús Gil Gómez , Universidad Jaume I de Castellón

Jesús Gil Gómez. Departamento de Educación de la Universidad Jaume I de Castellón. Doctor en Educación. Licenciado en Educación Física. Funcionario del cuerpo de Profesores de Educación Secundaria. Profesor del área de Expresión Corporal. Sus líneas de investigación están centradas en la innovación metodológica. Se ha especializado en el Aprendizaje-Servicio. Ha publicado libros, capítulos de libros y artículos relacionados con estas temáticas, además de dirigir y participar en congresos nacionales e internacionales. Correo electrónico: jegil@uji.es

Manuel Martí Puig , Universidad jaume I de Castellón

Manuel Martí Puig. Departamento de Educación de la Universidad Jaume I de Castellón. Doctor en Educación por la Universidad de Valencia. Profesor del área de Teoría e Historia de la Educación. Sus líneas de investigación están centradas en el aprendizaje cooperativo y en la investigación narrativa (historias de vida). Ha publicado libros, capítulos de libros y artículos relacionados con estas temáticas, además de dirigir y participar en congresos nacionales e internacionales. Correo electrónico: puig@uji.es

Paola Ruiz-Bernardo , Universidad Jaume I de Castellón

Paola Ruiz-Bernardo. Departamento de Educación de la Universidad Jaume I de Castellón. Doctora en Educación por la Universidad Jaume I. Licenciada en Pedagogía. Profesora del área de Didáctica y Organización Escolar. Sus líneas de investigación están centradas en la innovación metodológica y el desarrollo de competencias interculturales. Ha publicado libros, capítulos de libros y artículos relacionados con estas temáticas. Ha impartido cursos de formación para el profesorado. Correo electrónico: ruizma@uji.es

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Publicado

2016-06-09