Como acompanhar a inclusão? Elementos de protecção e boas práticas em programas de inserção socioprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2023.42.05

Palavras-chave:

inclusão social, inserção socioprofissional, acompanhamento, boas práticas, fractura digital

Resumo

A integração no mercado de trabalho é uma área de intervenção sócio-educativa que pode contribuir para a inclusão social de diferentes indivíduos e grupos. Com base numa revisão da literatura sobre elementos protectores nos processos de inserção sócio-profissio­nal, e tendo especialmente em conta a situação vivida durante a pandemia da COVID-19 nos anos 2020-2022, este estudo identificou - através de 109 questionários e 21 entrevistas de grupo com agentes sócio-educativos - quais destes elementos estão presentes em projectos de inserção actualmente em desenvolvimento em 4 países no contexto Ibero-Americano, e explorou a forma como eles definem ‘boas práticas’ nesta área e quais as acções eficazes que existem. Os resultados, repartidos por país (Brasil, Espanha, Colômbia e México), indicam que os diferentes projectos sócio-educativos trabalham sobre três tipos de elementos de protec­ção: desenvolvimento de competências pessoais e profissionais; apoio ao contexto familiar e social; e elementos institucionais relacionados com intervenções de intermediação sócio-la­boral e apoio social. Em termos de boas práticas, os agentes técnicos que trabalham em pro­jectos de inserção associam este termo às características metodológicas da sua intervenção (acompanhamento, empatia, personalização) e/ou à obtenção de resultados (qualidade de vida, empowerment, empregabilidade). Os informadores identificam novos desafios que sur­giram durante a pandemia, tais como a alfabetização digital ou a saúde mental, e ilustram com alguns exemplos de práticas bem sucedidas que estão a desenvolver. O artigo conclui com uma menção à abordagem sócio-educativa em programas de integração sócio-profissional e a apresentação de duas propostas para estudo mais aprofundado.

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Biografias Autor

Inés Gil-Jaurena , Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

Doctora en Educación y Profesora Titular en la Facultad de Educación de la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), en el Departamento de Teoría de la Educación y Pedagogía Social. Miembro del Grupo INTER de investigación en educación intercultural. Sus líneas de investigación se centran en el ámbito de la pedagogía social, el aprendizaje de la ciudadanía y la participación. Desde el año 2020 coordina el Grado en Educación Social en la UNED.

Carmen López Martín , Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

Licenciada en Ciencias Físicas por la Universidad de Granada y en Economía en la UNED. Doctora en Economía (2015) por la UNED. Profesora contratada Doctor en el Departamento de Economía de la Empresa y Contabilidad de la Facultad de CC. Económicas y Empresariales de la UNED. Sus líneas de investigación se centran en finanzas, principalmente en el análisis de riesgo de mercados. Participación en el proyecto de investigación de proyectos de I+D+i2020 del Ministerio de Ciencia e Innovación (España) (PID2020-113367RB-I00) e investigadora principal del proyecto de investigación Talento Joven UNED 2022 “Análisis de los mercados energéticos: efectos de la COVID-19 y la invasión de Ucrania sobre la evolución de los mercados energéticos” (076-044355 ENER_UK).

Jorge Valencia Cobo , Universidad del Norte

Economista, Magíster en Educación. Coordinador del Observatorio de Educación del Caribe Colombiano
de la Universidad del Norte. Docente e Investigador en las líneas de Política Educativa y Economía de la Educación. Investigador Senior según clasificación del Ministerio de Ciencias, Tecnología e Innovación de Colombia.

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Publicado

2023-01-16