Percepção do bem-estar social de crianças adotadas de origem chinesa nas escolas de Castilla y León

Autores

  • David Doncel Abad Universidad de Salamanca
  • Fernando Gil Villa
  • Noelia Morales Romo
  • Marta Lambea Ortega

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2020.35.06

Palavras-chave:

Diversidade, adoção, intimidação étnica, vulnerabilidade, educação,

Resumo

A crescente heterogeneidade nas escolas, resultado da adoção internacional, ger¬ou novos desafios sociais que devem ser enfrentados. Além dos processos de aprendizagem das escolas, é percebido como um espaço adequado para que crianças e adolescentes de¬senvolvam habilidades e comportamentos que lhes permitam viver em sociedade e como cenário de confluência para culturas totalmente diferenciadas. No caso da Espanha, a chega¬da de crianças adotadas de origem chinesa contribuiu para aumentar a diversidade étnica da população espanhola nas aulas e os desafios para a instituição educacional. O principal objetivo desta pesquisa é encontrar o bem-estar social de meninas adotadas na República Popular da China que frequentam educação média obrigatórion em Castela e Leão, uma vez que se apresenta como um grupo potencialmente exposto às tensões generalizadas em contextos educacionais heterogêneos. Para atingir o objetivo, foram realizadas 10 entrevis¬tas semiestruturadas. A estratégia analítica seguida é baseada na teoria fundamentada. Os resultados também mostraria que eles estão sujeitos a provocação de grupo por suas carac¬terísticas fenotípicas asiáticas, mas não por sua condição adotada

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Biografias Autor

David Doncel Abad , Universidad de Salamanca

Doctor en Sociología de la Educación. Departamento de Sociología y Comunicación Universidad de Salamanca. Director Máster de Estudios en Asia Oriental. Mimebro del GIR Humanismo Eurasia.

Fernando Gil Villa

Catedrático de Sociología. Universidad de Salamanca.

Noelia Morales Romo

Diplomada en Trabajo Social, Licenciada y Doctora en Sociología, es profesora en el Departamento de Sociología y Comunicación de la Universidad de Salamanca. Entre sus intereses de investigación se encuentran la sociología de la educación, los estudios rurales y las desigualdades geográficas. Es autora de varios artículos en revistas científicas en el ámbito de la Sociología de la Educación

Marta Lambea Ortega

Licenciada en Ciencias Políticas y Sociología. Doctora en Sociología. Miembro del GIR de Educación Comparada de la Universidad de Salamanca. Entre sus intereses de investigación se encuentran la sociología de la educación, trabajo y educación, migraciones y salud.

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Publicado

2020-01-20