Alianças entre centros escolares e organizações de apoio educativo social em relação ao suporte escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2019.34.11

Palavras-chave:

Alianças, escolas, sucesso educacional, apoio escolar, diversidade sociocultural

Resumo

A criação e consolidação de parcerias entre escolas e organizações de apoio socioeducativo é apresentada como condição de sucesso para o aprendizado e desenvolvimento do apoio escolar. O presente estudo tem como objetivo identificar condições favoráveis para a configuração de parcerias entre escolas e organizações de apoio socioeducativo. Para tanto, um desenho de pesquisa sequencial e métodos qualitativos foram utilizados para analisar as percepções de 16 organizações de apoio socioeducativo localizadas entre os Estados Unidos e a Espanha em relação à configuração de parcerias sólidas com escolas. Na primeira fase do estudo, foram realizadas 11 entrevistas semi-estruturadas e 3 grupos de discussão e, em uma segunda fase, foram analisadas 4 boas práticas para comparar os resultados preliminares. Os resultados indicaram que o desenvolvimento de alianças entre instituições é mediado pela qualidade do apoio escolar, pelas visões das equipes profissionais, pela coordenação entre as instituições e pela avaliação de processos e ações. Esses achados nos permitiram oferecer uma estrutura interpretativa para identificar elementos que favorecem ou dificultam a construção de alianças e, portanto, para o sucesso do apoio escolar. Nessa ordem, ressalta-se que a conquista do sucesso educacional, em ambientes de complexidade e diversidade sociocultural, requer colaboração entre instituições, capaz de identificar pontos fortes e fracos institucionais, analisar oportunidades e ameaças em contextos e estabelecer processos e ações coletivos.

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Biografias Autor

Edgar Iglesias Vidal , Universitat Autònoma de Barcelona

Edgar Iglesias Vidal. Doctor en Pedagogía  (Universitat Autònoma de Barcelona). Pedagogo, antropólogo y profesor del Departamento de Pedagogía Aplicada de la Universitat Autònoma de Barcelona. Es investigador del Equipo de Desarrollo Organizacional EDO y de ERDISC. Sus principales líneas de investigación son la relación escuela y comunidad como estrategia para el éxito educativo y la educación intercultural. Fue becado para realizar una investigación educativa en el contexto de California. 

Saida López-Crespo , Universitat Autònoma de Barcelona

Pedagoga (Universitat Autònoma de Barcelona). Personal Investigador en Formación del Equipo de Desarrollo Organizacional EDO y profesora del Departamento de Pedagogía Aplicada de la Universitat Autònoma de Barcelona. Becada por el Ministerio de Economía, Industria y Competitividad para el desarrollo de su tesis doctoral. Sus líneas de trabajo se centran en el liderazgo para el desarrollo organizativo y los procesos de cambio institucional. 

José Luis Muñoz Moreno , Universitat Autònoma de Barcelona

Doctor en Calidad y Procesos de Innovación Educativa (Universitat Autònoma de Barcelona). Pedagogo y profesor del Departamento de Pedagogía Aplicada de la Universitat Autònoma de Barcelona. Es investigador del Equipo de Desarrollo Organizacional EDO y las principales líneas de investigación en las que trabaja son: la mejora y el desarrollo organizacional de las instituciones socioeducativas y la inclusión y la participación educativa.

Anna Tarrés Vallespí , Universitat Autònoma de Barcelona

Socióloga y licenciada en Ciencias de la Información (Universitat Autònoma de Barcelona). Profesora en la Universitat Autònoma de Barcelona y en la Universitat Oberta de Catalunya y colabora con el Grupo de investigación sobre Diversidad y Sociedades Complejas (ERDISC). Actualmente, acaba su tesis doctoral sobre trayectorias de éxito del alumnado de incorporación tardía (NAMS) en el sistema educativo. Ha sido profesora en la Universidad Ramon Llull y trabajado en el Panel de Desigualdades Sociales de la Fundación Jaume Bofill. Beca 2011 de la European Science Foundation en el National Educational Panel Study (Bamberg, Alemania). 

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Publicado

2019-07-01