Inserção sociolaboral: papel das famílias na percepção de agentes socioeducativos. Um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2023.42.04

Palavras-chave:

inserção laboral, exclusão laboral, influência familiar e tomada de decisão laboral, informantes-chave, análise qualitativa

Resumo

É no ambiente familiar que os projetos vitais começam a ser construídos, acompanhando os sujeitos no trânsito a própria vida. Uma dessas transições é a colocação no mercado de trabalho, e as famílias desempenham um papel fundamental nesse processo. Este estudo faz parte de uma investigação mais ampla desenvolvida em torno da Educação Social e COVID-19 na Ibero-América: exclusão social e laboral após a pandemia e boas práticas para a inclusão.
Trata-se de um estudo exploratório, com metodologia qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas em grupo (grupos focais), com questões semiestruturadas, que foram posteriormente analisadas com o software qualitativo ATLAS.ti (v.22).
Os grupos focais foram compostos por profissionais da intervenção socioeducativa com famílias, que participam de serviços e programas voltados à inserção sociolaboral após a pandemia. Estes informantes-chave provêm de quatro países do contexto Ibero-americano: Brasil, Colômbia, Espanha e México, e através dos dados por eles fornecidos, pretende-se conhecer as situações de exclusão social, as populações mais afetadas, bem como as propostas de indicadores de intervenção e inserção em que se baseiam.
Os resultados deste estudo são apresentados no quadro das duas categorias principais que nortearam este estudo, e que foram desenvolvidas com base nas informações dos grupos focais: a) Jovens e apoio familiar durante e após a pandemia; b) Gênero e cuidado (apoio vinculado aos papéis de género);
Houve concordância entre os profissionais quanto à avaliação do papel proativo de pais, mães e cuidadores na promoção da autonomia pessoal e familiar dos membros. Da mesma forma, considerou-se pertinente a intervenção dos agentes socioeducativos (entidades do 3º setor) para orientar, acompanhar e identificar as principais competências sociais e laborais e, consequentemente, facilitadoras da inserção social e laboral.

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Biografias Autor

Beatriz Álvarez González , Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

Coordinadora del Programa de Doctorado en Educación de la Escuela Internacional de Doctorado
de la UNED, así como de la línea de investigación: Desarrollo del talento, Transiciones y Orientación
a lo largo de la vida. Dirige el Grupo de Investigación: Orientación Educativa, Transiciones y Orientación a lo largo de la vida (ORIENTAVI, GI118), donde se vienen desarrollando diversos estudios en orientación familiar y profesional, junto con la supervisión de tesis doctorales. Ha coordinado proyectos AECID, y participado en proyectos Europeos como Alfa y Erasmus Mundus.
Profesora visitante en la Universidad de Virginia, en la Curry School of Education de la ciudad de
Charlottesville (VA), así como investigadora principal vinculada al Departamento de Psicología
de la Universidad Técnica de Loja (Ecuador), de la que también es Profesora Honoris Causa. Ha
sido investigadora principal del Proyecto PROMETEO del Gobierno ecuatoriano, desarrollando
la línea de investigación sobre Comunicación y gestión de problemas en el ámbito familiar de
adolescentes ecuatorianos (estrategias de afrontamiento y apoyo social percibido). Es autora y
coautora de libros, capítulos de libro y artículos de investigación en revistas especializadas.

Ana Zolá Pacochá , Universidad del Norte Colombia

Magister en Pedagogía Social e Intervención Educativa en Contextos Sociales, Licenciada en Pedagogía
Infantil por la Universidad del Norte. Investigadora en formación de la Escuela Internacional de Doctorado UNED (EIDUNED). Miembro de investigación en proyectos orientados a la educación para la paz, infancia y juventud en riesgo, exlusión sociolaboral, migración, género, entre otros: Proyecto internacional “Educación social y COVID-19 en Iberoamérica: exclusión sociolaboral tras la pandemia y buenas prácticas para la inclusión” (UNED). Y el Proyecto “Desarrollo de un modelo de acompañamiento para el fortalecimiento pedagógico de profesores de programas de licenciatura en matemáticas y lenguas de la región caribe colombiana” (Convocatoria 661/2014), financiada por el Programa Nacional de Estudios Científicos en Educación de Colciencias.

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Publicado

2023-01-16