Tecendo lutas pelo direito à educação: narrativas coletivas e pessoais para a inclusão a partir do modelo social da deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2022.41.03

Palavras-chave:

deficiência, discriminação da pessoa com deficiência, Educação inclusiva, direitos humanos, diversidade humana

Resumo

Este artigo visa questionar e contribuir para a transformação das culturas, políticas e práticas educativas que levam à exclusão ao desvalorizar as diferenças. Para isso, recupera-se uma série de relatos e construções coletivas que abordam a diversidade humana e o direito à educação inclusiva, assim como nos permitem ir além das fronteiras da normalidade, criando novas cartografias vitais e sociais dirigidas pelo desejo. A metodologia utilizada combina processos de pesquisa-ação participativa com pesquisa biográfica e narrativa, com
vistas a ampliar o alcance do projeto para compreender as construções cotidianas e complexas, bem como os mecanismos de colaboração postos em prática por professores, alunos
e ativistas, famílias que buscam pelo reconhecimento da diversidade funcional nas escolas. As histórias se entretecem e se constroem, promovendo saberes e ações carregados de experiências
duras, geralmente invisibilizadas pela instituição; tais ações estão carregadas da emoção de promover movimentos sociais e transformações educativas. Dessa forma, os resultados obtidos mostram que a formação de redes de apoio e resistência mútuos favorecem
os processos de resiliência, apontam para transformações estruturais e atuam em benefício de todas as pessoas nas escolas.

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Biografias Autor

Ignacio Calderón Almendros , Universidad de Málaga

Profesor titular del Departamento de Teoría e Historia de la Educación y M.I.D.E de la Universidad
de Málaga. Miembro del Grupo de Investigación Teoría de la Educación y Educación Social.
Investiga colaborativamente con activistas, docentes y otros investigadores en la promoción
de la educación inclusiva, y es asesor científico en el Área de Educación de la Federación Iberoamericana de Síndrome de Down. Es autor de numerosos artículos y libros, de entre los que
destaca “Educación y esperanza en las fronteras de la discapacidad” (Cinca, 2014), reconocido
internacionalmente.

María Teresa Rascón Gómez , Universidad de Málaga

Profesora titular en el Departamento de Teoría e Historia de la Educación y M.I.D.E. de la Universidad
de Málaga. Miembro del Grupo de Investigación Teoría de la Educación y Educación Social
(HUM-169). Sus líneas de investigación son la educación inclusiva, la educación intercultural y la
atención a la diversidad. Entre sus publicaciones destacan La construcción de la identidad cultural
desde una perspectiva de género: el caso de las mujeres marroquíes (SPICUM), y otras de
autoría compartida como La construcción de la identidad en los hijos de inmigrantes marroquíes
(Revista Española de Pedagogía, junto a J.M. Esteve y C. Ruiz) y el libro Análisis y propuestas para
una nueva Ley Educativa (Octaedro), junto a I. Calderón.

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Publicado

2022-07-29