Participação comunitária em centros secundários a partir de uma perspectiva intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2024.44.05

Palavras-chave:

Educaçao, ensino secundário, participação, pluralismo cultural, democracia

Resumo

Este artigo examina o papel crucial da participação educativa nas escolas secundárias para promover a interculturalidade, a convivência, os valores democráticos e o compromisso social. O tema é abordado a partir de um estudo realizado em Castela-La Mancha, durante o período 2020-2022, no qual foi repassado à comunidade educativa um questionário do tipo Likert (com 31 itens) sobre a participação e as ações educativas que a impulsionam. Centrámo-nos em duas questões-chave sobre a interculturalidade a partir das quais articulamos os resultados que apresentamos: a) Os programas de participação nas escolas secundárias são um veículo para promover uma visão plural da sociedade e promover a convivência na comunidade educativa? b) Quais seriam as linhas de trabalho nestes centros que, a partir da Educação Social, promovem a interculturalidade através da participação? Os resultados mostraram a valorização da participação de toda a comunidade e também as dificuldades em desenvolvê-la. No artigo centramo-nos naquela parte do estudo em que foram analisadas as categorias associadas à interculturalidade e como estas se materializam nos centros educativos, bem como a sua ligação com o seu meio social imediato. Participaram 60 centros e foram respondidos um total de 1.620 questionários, que foram analisados através de um método quantitativo não experimental. O artigo apresenta e analisa os resultados que mediram a dimensão social e comunitária da participação numa perspectiva intercultural, com o objectivo de determinar em que medida a promoção da pluralidade nos programas de participação poderia impulsionar o sentimento de pertença, a integração e a melhoria da convivência no ensino secundário. escolas, bem como a sua abertura e compromisso com a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marta Venceslao , Universidad de Barcelona

Profesora de la Universidad de Barcelona. Doctora en Antropología por la UB y la Universidad Autónoma Metropolitana de México. Ha impartido docencia en el Máster de Criminología del Instituto Nacional de Ciencias Penales de México y en el Máster Universitario Estudios Avanzados sobre Exclusión Social, del cual también ha sido directora. Estableciendo un diálogo entre la Antropología y la Pedagogía Social, su trayectoria como investigadora gira en torno al estudio de la exclusión social y las instituciones educativas. Ha publicado artículos en revistas especializadas y colaborado en libros sobre estas temáticas.

Rosa Marí Ytarte , Universidad de Castilla La Mancha

Licenciada en Filosofía y Ciencias de la Educación y Doctora en Pedagogía por la UB. Máster en Arte, Literatura y Cultura Contemporáneas, UOC. Profesora titular en la UCLM en Educación Social. Miembro del grupo de investigación GIES, Educación y Sociedad de la UCLM. Imparte docencia en “Interculturalidad y educación”, “ASC, cultura, educación ambiental” y “Educación y Género”. Investigo en Pedagogía y Educación Social, en temáticas vinculadas a la exclusiónintegración social y las prácticas educativas en áreas como interculturalidad, feminismo, cultura y educación.

Beatriz Esteban , Universidad de Castilla La Mancha

Doctora por la Universidad de Castilla-La Mancha. Graduada en Trabajo Social. Máster Universitario de Investigación en Psicología Aplicada. Especialista en Igualdad: intervención social desde la Perspectiva de Género. Personal docente e Investigador en la Universidad de Castilla-La Mancha. Departamento de Derecho del Trabajo y Trabajo Social. Profesora Asociada en el Grado en Trabajo Social de la Facultad de Ciencias Sociales y Tecnologías de la Información de Talavera de la Reina.

Referências

Bär, B., Escofet, A. y Payá, M. (2023). La participación en el entorno local a través del aprendizaje-servicio en la adolescencia: ejercicio y construcción de ciudadanía. Bordón, Revista de Pedagogía, 75(2), 159-175. https://doi.org/10.13042/Bordon.2023.9689

Barrett, M. (2018). How Schools Can Promote the Intercultural Competence of Young People. European Psychologist, 23, 93-104. https://doi.org/10.1027/1016-9040/a000308

Caetano, A., Freire, I. & Machado, E. (2020). Student Voice and Participation in Intercultural Education. Journal of New Approaches in Educational Research (NAER Journal), 9(1), 57-73. https://www.learntechlib.org/p/216725/.

Caride, J. A. (2017). Educación social, derechos humanos y sostenibilidad en el desarrollo comunitario. Teoría de la Educación: Revista Interuniversitaria, 245-272.

Dewey, J. (2004). Democracy and education. The early works of John Dewey. University Press.

Escarbajal-Frutos. A. (2015). Comunidades interculturales y democráticas. Narcea.

Escarbajal-Frutos, A., Izquierdo-Rus, T., Aznar-Díaz, I. y Cáceres-Reche, M. P. (2019). Intercultural and community schools. Learning to live together. Sustainability, 11(13), 3734. https://doi.org/10.3390/su11133734

Esteban, M.B., Novella, A. y Martínez, M. (2022). Principle of progressive autonomy, participation, and recognition of agency. Substantive citizenship in the transition from childhood to adolescence. Foro de Educación, 20(1), 134-157. https://doi.org/10.14516/fde.929

Esteban M. B. y Novella, A. (2020). Participación del Alumnado en los Centros Educativos: Legislaciones, Voces y Cla-ves para el Avance. Cuestiones Pedagógicas, 2(29),104-115. https://doi.org/10.12795/CP.2020.i29.v2.08

Eurydice (2012). La educación para la ciudadanía en Europa. Eurydice.

Escudero, J. M. (2006). Compartir propósitos y responsabilidades para una mejora democrática de la educación. Revista de Educación, 339, 19-41. http://hdl.handle.net/11162/68677

Feito, R. (2010). Democracia participativa frente a segregación y racismo en una época de crisis económica. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, 3(1), 20-40. https://revistas.uv.es/index.php/RASE/article/view/8625/8168

Gaitán, L. y Liebel, M. (2011). Ciudadanía y derechos de participación de los niños. Síntesis.

Gillet, J. C. (2013). Animation et politique: quelle communauté? En J. Richelle, S. Rubi, y J. Ziegelmeyer (Eds.), L’anima-tion socioculturelle professionnelle, quels rapports au politique ? (pp.401-412). Carrières Sociales Editions.

Gillet, J. C. (2014). L’animation en question(s). Éditions Èrés.

Gómez-hurtado, I., Valdés, R., González-Falcón, I. y Vargas, F. J. (2021). Inclusive leadership: Good managerial practices to address cultural diversity in schools. Social Inclusion, 9(4), 69-80. https://doi.org/10.17645/si.v9i4.4611

Hart, R. (1992). Children’s Participation: From tokenism to citizenship, Innocenti Essay, (4). International Child Development.

Karousiou, C., Hajisoteriou, C. y Angelides, P. (2019). Teachers’ professional identity in super-diverse school settings: Teachers as agents of intercultural education. Teachers and teaching, 25(2), 240-258. https://doi.org/10.1080/13540602.2018.1544121

Leiva, J. J. (2017). Estilos de aprendizaje y educación intercultural en la escuela. Tendencias pedagógicas, 29, 211-228. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/129263

Llena, A., Núñez, H. y Fabra, N. (2022). Rompiendo muros. Participación y corresponsabilidad en la educación para la ciudadanía global. Revista de Estilos de Aprendizaje, 15(II), 34-45. https://doi.org/10.55777/rea.v15iEspecialII.4585

Marí, R. (2014). Ciudad y civilidad. El espacio público y sus configuraciones pedagógicas. En Ll. Ballester, B. Pascual y C. Vecina (coords.). Comunidad, trabajo en red e innovación socioeducativa (pp. 17-42). UIB.

Marí, R. (2021). La participación educativa: una praxis de ciudadanía. En R. Marí y R. Barranco (dir.) Participación educativa en centro de secundaria. Concepto, procesos y materiales (pp. 21-30). Graó.

Marí, R., Moreno, R. y Hipólito, N. (2016). Educación y ciudadanía. Propuestas educativas desde la controversia. Foro de Educación, 14(20), 49-69. http://dx.doi.org/10.14516/fde.2016.014.020.005

Melero, H. S., Sánchez-Lissen, E., Esteban, M. B. y Martínez, M. (2021). Infancia, adolescencia y participación ciudadana en los municipios. La mirada de figuras técnicas y cargos electos. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 38, 47-60. https://doi.org/10.7179/PSRI_2021.03

Meunier, O. (2014). Cultures, éducation, identité: recompositions socioculturelles, transculturalité et interculturalité. Artois: Artois Presse Université.

Morin, E. (1999). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Paidós.

Morin, E. (2015). Enseñar a vivir. Manifiesto para cambiar la educación. Ediciones Nueva Visión.

Moxon, D. y Escamilla, A. (2022). Can citizenship education inspire youth participation in democratic life?. European Union-Council of Europe Youth Partnership.

Novella, A., Crespo, F. y Pose, H. (2022). Between Professionals for the Inclusion of Children in Citizen Participation: A Formative Experience. Social Inclusion, 10(2), 19–31. https://doi.org/10.17645/si.v10i2.5018

Ribeiro, A. B. y Menezes, I. (2022). Youth participation and citizenship education: an analysis of relations in four Euro-pean countries. JSSE – Journal of Social Science Education, 21(1). https://doi.org/10.11576/jsse-1454

Romero-Pérez, C., Quirós-Guindal, A. y Buxarrais-Estrada, M. R. (2021). Enfoques para promover la participación infantil y adolescente. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 38, 21-32.https://doi.org/10.7179/PSRI_2021.01

Subitats, J. (2011). Otra sociedad, ¿otra política? De “no nos representan” a la democracia de lo común. Icaria.

Ten Dam, G., Dijkstra, A. B., Van der Veen, I. y Van Goethem, A. (2020). What Do Adolescents Know about Citizenship? Measuring Student’s Knowledge of the Social and Political Aspects of Citizenship. Social Sciences, 9(12), 234. http://dx.doi.org/10.3390/socsci9120234

Venceslao, M. (2021). Participación educativa y cultura democrática. En Marí, R. y Barranco, R. (Dir.) Participación edu-cativa en centro de secundaria. Concepto, procesos y materiales (pp. 13-20). Graó.

Publicado

2024-01-09