Validação e confiabilidade do instrumento "escala de percepção de competências do professor de educação física no cuidado à pessoa com deficiência"
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86477Palavras-chave:
Estudo de Validação, Pessoas com Deficiência, Professores Escolares, Competência Profissional, Percepção, Necessidades educacionais especiaisResumo
O objetivo do estudo foi determinar o grau de validade e confiabilidade do questionário Escala de Percepção de Competência Docente em Educação Física na Atenção às Pessoas com Deficiência (ECoDEFyD). A amostra foi do tipo intencional, composta por 37 professores que ministram aulas de Educação Física no ensino fundamental e médio. O instrumento original foi modificado com base no julgamento de especialistas, que aprovaram seu uso final, alcançando validade de conteúdo aceitável. O instrumento modificado obteve alta consistência interna (ɑ> 0,92) e excelente confiabilidade relativa (coeficiente de correlação intraclasse = 0,962), demonstrando que o instrumento ECoDEFyD é um instrumento válido e confiável para medir a percepção de competência e necessidades mais urgentes diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais permanentes, de professores de Educação Física, mostrando-se adequados para a tomada de decisões com base em seus resultados.
Referências
Almonacid-Fierro, A., Feu, S., & Carrizosa, M. V. (2018). Validation of a questionnaire to measure didactic knowledge of content in physical education teachers. Retos, 2041(34), 132–137.
Arribas, M. (2004). Diseño y validación de cuestionarios. Matronas Prof, 5(17), 23–29. https://ebevidencia.com/wp-content/uploads/2014/07/validacion_cuestionarios.pdf
Atkinson, G., & Nevill, A. M. (2001). Selected issues in the design and analysis of sport performance research. Journal of Sports Sciences, 19(10), 811–827. https://doi.org/10.1080/026404101317015447
Beaton, D. E., Bombardier, C., Guillemin, F., & Ferraz, M. B. (2000). Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. In Spine (Vol. 25, Issue 24, pp. 3186–3191). https://doi.org/10.1097/00007632-200012150-00014
Cañadas, L., Santos-Pastor, M. L., & Castejón, F. J. (2018). Competencias docentes en la formación inicial del profesorado de educación física (Teaching competences in physical education teacher initial training). Retos, 2041(35), 284–288. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.64812
Colmenero, M. J., & Pegalajar, M. del C. (2015). Cuestionario para futuros docentes de educación secundaria acerca de las percepciones sobre atención a la diversidad: Construcción y validación del instrumento. Estudios sobre Educacion, 29, 165–189. https://doi.org/10.15581/004.29.165-189
Corral, Y. (2009). Validez y confiabilidad de los instrumentos de investigación para la recolección de datos. Revista Ciencias de la Educación, 33, 228–247. http://servicio.bc.uc.edu.ve/educacion/revista/n33/art12.pdf
Cortina, J. M. (1993). What is coefficient alpha? An examination of theory and applications. Journal of Applied Psychology, 78(1), 98–104. https://doi.org/10.1037//0021-9010.78.1.98
Cruz, A., Cruz, I., Vargas, M., Salazar, C., Manzo, E., & Salazar, R. (2010). La actuación del profesor de educación física en la integración educativa de alumnos con necesidades educativas especiales asociados a discapacidad motriz. Educación Física. Temas y Oposiciones., 1, 1–28. http://www.argenmex.fahce.unlp.edu.ar/pdf/EFArgenmex posicion 20 Cruz.pdf
Díaz del Cueto, M. (2009). Percepción de competencia del profesorado de educación física e inclusión. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Fisica y del Deporte, 9(1577–0354), 322–348. http://cdeporte.rediris.es/revista/revista35/artpercepcion152.htm
Díaz, V. (2012). Ventajas e inconvenientes de la encuesta por internet. Papers: Revista de Sociología, 97(1), 193–223. https://doi.org/10.5565/rev/papers/v97n1.71
Durán, D., & Sanz, A. (2015). Dificultades del profesorado de educación física de educación secundaria ante el alumno con discapacidad. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 7(27). http://hdl.handle.net/10486/3608
Duk, C., Cisternas, T., & Ramos, L. (2019). Formación docente desde un enfoque inclusivo. A 25 años de la declaración de salamanca, nuevos y viejos desafíos. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 13(2), 91–109. https://doi.org/10.4067/s0718-73782019000200091
Escobar-Pérez, J., & Cuervo-Martínez, Á. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en Medición, 6(January 2008), 27–36. http://www.humanas.unal.edu.co/psicometria/files/7113/8574/5708/Articulo3_Juicio_de_expertos_27-36.pdf
Flores-Ruiz, E., Miranda-Novales, M. G., & Villasís-Keever, M. Á. (2017). The research protocol VI: How to choose the appropriate statistical test. Inferential statistics. Revista Alergia Mexico, 64(3), 364–370. https://doi.org/10.29262/ram.v64i3.304
Fuentes, L., Errázuriz, M. C., Davison, O. A., & Cocio, A. (2019). Validación de una encuesta de actitudes de lectura en estudiantes de educación básica. Literatura y Lingüística, 39, 225–250. https://doi.org/10.29344/0717621x.39.2012
Gangas, A., & Jiles, D. (2011). Inclusión del estudiante con Discapacidad Visual en la clase de Educación Física [Universidad Austral de Chile]. http://cybertesis.uach.cl/tesis/uach/2011/ffg197i/doc/ffg197i.pdf
García-Coll, V., Graupera-Sanz, J. L., Ruiz-Pérez, L. M., & Palomo-Nieto, M. (2013). Inteligencia emocional en el deporte: validación española del Schutte Self Report Inventory (SSRI) en deportistas españoles. Cuadernos de Psicologia Del Deporte, 13(1), 25–36. https://doi.org/10.4321/S1578-84232013000100004
González Orb, M., Molina Sotomayor, E., Ferreira Urzúa, M., Leiva Contardo, R., Martínez Salazar, C., Trujillo Galindo, H., Lobos González, M., Beltran Gonzalez, A., Vargas Vitoria, R., Flandez Valderrama, J., & Negron Molina, M. (2019). Construcción y validación de un instrumento para valorar la calidad de la formación de profesores de Educación Física en Chile. Retos, 2041(37), 312–319. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69304
Hernández, E. (2006). Metodología de la Investigación: Cómo escribir una tesis. http://www.sld.cu/galerias/pdf/sitios/rehabilitacion-bio/como_escribir_una_tesis.pdf
Hopkins, William G. (2000). Measures of reliability in sports medicine and science. Sports Medicine, 30(1), 1–15. https://doi.org/10.2165/00007256-200030010-00001
Koo, T. K., & Li, M. Y. (2016). A Guideline of Selecting and Reporting Intraclass Correlation Coefficients for Reliability Research. Journal of Chiropractic Medicine, 15(2), 155–163. https://doi.org/10.1016/j.jcm.2016.02.012
Loewenthal, K., & Lewis, C. A. (2018). An introduction to psychological tests and scales. In An Introduction to Psychological Tests and Scales. https://doi.org/10.4324/9781315782980
Manchola-González, J., Bagur-Calafat, C., & Girabent-Farrés, M. (2017). Fiabilidad de la versión española del cuestionario de actividad física PAQ-C. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y Del Deporte, 65(2017), 139–152. https://doi.org/10.15366/rimcafd2017.65.010
Manterola Delgado, C. (2002). El proceso de medición con variables cualitativas y su aplicación en cirugía. Rev. Chil. Cir, 54(3), 307–315. https://www.cirujanosdechile.cl/revista_anteriores/PDF Cirujanos 2002_03/Cir.3_2002 Variables Cualitativ.pdf
Mcgartland, D., Berg-weger, M., Tebb, S. S., Lee, E. S., & Rauch, S. (2003). Objectifying Content Validity: In Social Work Research. Social Work Research, 27(2), 94–104. https://doi.org/10.1093/swr/27.2.94
MINEDUC. (2015). Nuevas bases curriculares y programas de estudio 7° y 8° año de educación básica / 1° y 2° año de educación media; Cartilla de orientaciones técnicas (p. 17). https://bibliotecadigital.mineduc.cl/bitstream/handle/20.500.12365/14463/Cartilla-Curricular-FG-1.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Ledezma Ortega, D. (2017). Rehabilitación basada en la comunidad: una alternativa de inclusión y desarrollo comunitario para personas con discapacidad. Boletín Informativo CEI, 4(1). http://editorial.umariana.edu.co/revistas/index.php/BoletinInformativoCEI/article/view/1272/1213
Oviedo, H., & Campos-Arias, A. (2005). Aproximación al uso del coeficiente alfa de Cronbach. Revista Colombiana de Psiquiatría, 34(4), 572–580. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-74502005000400009&lng=en&tlng=es.
Paez, J., & Hurtado Almonacid, J. (2018). Formación inicial docente en profesores de educación física. Levantamiento de competencias específicas a partir de las necesidades del medio educativo. Retos, 35(1), 61-66. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.61887
Peña Anguita, P., & Peña Anguita, D. (2015). Formación y actitud del profesorado de educación física con respecto a la atención a la diversidad del alumnado de primaria en la ciudad de jaén. EmásF: Revista Digital de Educación Física, 32, 20–40. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5381925
Muñoz Hinrichsen, F. (2020). Discapacidad e inclusión, un desafío para la educación física en Chile. Journal of Movement & Health, 18(1). doi:http://dx.doi.org/10.5027/jmh-Vol18-Issue1(2021)art98
Ramada-Rodilla, J. M., Serra-Pujadas, C., & Delclós-Clanchet, G. (2013). Adaptación cultural y validación de cuestionarios de salud: revisión y recomendaciones metodológicas. Salud Pública de México, 55(1), 57–66. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0036-36342013000100009&lng=es&tlng=es.%0A
Serra-Mayoral, A., & Peña-Casanova, J. (2006). Fiabilidad test-retest e interevaluador del Test Barcelona. Neurologia, 21(6), 277–281. http://public-files.prbb.org/publicacions/02559081-11db-4227-b3c9-4b447c3f6527.pdf
Streiner, D. (2003). Starting at the Beginning: An introduction to coefficient alpha and internal consistency. Journal of Personality Assessment, 80(1), 99–103. https://doi.org/10.1207/S15327752JPA8001_18
UNICEF. (2001). Ciclo de debates: Desafíos de la política educacional “Inclusión de niños con discapacidad en la escuela regular” (M. Santelices & L. M. Pérez (eds.)). https://www.unicef.cl/archivos_documento/47/debate8.pdf
Villavicencio-Caparó, E., Ruiz-García, V., & Cabrera-Duffaut, A. (2018). Validación de cuestionarios. Odontología Activa Revista Científica, 1(3), 71. https://doi.org/10.26871/oactiva.v1i3.200
World Medical Association declaration of Helsinki: Ethical principles for medical research involving human subjects. (2013). Journal of the American Medical Association, 310(20), 2191–2194. https://doi.org/10.1001/jama.2013.281053
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Jorge Pérez-Contreras, Cecilia Bahamonde-Pérez, Carolina Pardo-Tamayo, Pablo Merino-Muñoz, Esteban Aedo Muñoz
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess